Saúde pública

Credenciamento de médicos da rede privada para atender SUS

Chamamento público ainda não vingou e passa por ajustes

Da Redação
05/05/2023 às 06:21.
Atualizado em 05/05/2023 às 06:21
Médicos particulares: Prefeitura vai reajustar sistema (Marcelo Camargo/ABr)

Médicos particulares: Prefeitura vai reajustar sistema (Marcelo Camargo/ABr)

Em outubro do ano passado, a Secretaria de Saúde (SMS) elaborou o Edital de Chamamento Público 02/2022, para credenciar serviços médicos especializados da rede privada do município para que prestassem atendimento a usuários SUS. 

A intenção era convidar médicos particulares para que ajudassem no atendimento à população SUS, seja no próprio consultório ou nos postos de saúde da rede, uma vez que a secretaria passava e passa por dificuldade muito grande de contratar médicos.

O lançamento do projeto foi feito no gabinete do prefeito e acreditava-se estar encontrando uma boa saída para a crise de falta de profissionais. O convite estava aberto a praticamente todas as especialidades, inclusive para pequenas cirurgias e exames.

Uma das dificuldades apresentada pelo governo para as contratações de médicos era o teto do salário do servidor público do município, em torno de R$ 15.550, que é o salário do prefeito. O valor pago por consultas, pelo edital, era de R$ 110,83 por hora médica, supondo-se que no mínimo quatro pacientes deveriam ser atendidos a cada 60 minutos. De acordo com a SMS, os valores propostos eram os praticados na região de Piracicaba e Campinas.

As maiores demandas, conforme tabelas apresentadas no edital, eram por psiquiatria, pediatria e ginecologia. O que significa que nestas especialidades a carência na rede pública era e é muito elevada. De acordo com a prefeitura, a indiciativa ainda não vingou.

Segue resposta oficial: "O credenciamento está aberto e vigente. As documentações entregues pelos interessados encontram-se em fase de análise, conforme prevê o edital. A SMS, na intenção de ampliar o acesso para que mais médicos se credenciem, pediu à Procuradoria Geral do Município para avaliar a possibilidade de adequações ao edital, objetivando minimizar a falta de médicos e profissionais de saúde existente na rede municipal".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por