Coluna

Curto Cicuito

Confira a nova coluna política da Gazeta de Piracicaba

18/02/2023 às 09:30.
Atualizado em 18/02/2023 às 09:35
A coluna também está na edição impressa da Gazeta (Divulgação)

A coluna também está na edição impressa da Gazeta (Divulgação)

Esalq 1
Um observador onisciente e impaciente anda pela Esalq e vê suas belezas. Muitas árvores frondosas, gramados e flores; lagos com patos e ganços, até mesmo seriemas transitando em ambiente de liberdade. Moços e moças, a depender do dia, circulam de um prédio para outro em busca de conhecimento. Alguns prédios, maravilhosos. O observador sorri de alegria.

Esalq 2
O mesmo observador onisciente continua seu passeio pelo campus universitário e vê prédios abandonados e repletos de mato. Manutenção zero. Um desprezo que não vem de hoje, pelo negror das janelas, dos vidros estilhaçados, árvores crescidas dentro inclusive dos próprios laboratórios, que eram para ser locais de estudo e pequisa. O observador fica triste. 

Esalq 3
A tristeza do observador onisciente só aumenta quando ele se depara com máquinas e pedaços de máquinas perdidas pelo campo, embaixo de árvores, em galpões. Tudo corroído pelo tempo. Uma infinidade de equipamentos que foram comprados com dinheiro público, mas que não servem mais nem para sucata. Outros até funcionam, no entanto, estão se decompondo a olhos vistos. 

Esalq 4
O observador onisciente e impaciente recorda que a USP recebe 5,02% do ICMS do Estado e a Esalq trabalha com um orçamento anual de aproximados R$ 10 milhões. Tudo dinheiro de imposto, ou seja, do contribuinte. Isso quer dizer que a instituição é também uma máquina de queimar dinheiro dos cidadãos de forma deliberada. O observador se prepara para tirar outras tantas conclusões, mas prefere agir com calma. 

Brito e o enigma
Em sua rede social, Edvaldo Brito divulgou que nos próximos dias teria uma grande surpresa para Piracicaba e que seria em um grande canal de TV. Ele resolveu desvendar o enigma que criou. No dia 4 de março, Brito inicia um programa em uma filial da Rede Record de Campinas. 

Brito opositor
Apesar do ex-candidato a prefeito dizer que não quer tocar no assunto demissão do secretário da Semozel, por enquanto, ele fez vazar à imprensa ontem que estava muito descontente com o governo municipal. E deixou esta pérola: "Tentei por todos os meios, como amigo e voluntário, ajudar Luciano Almeida. Mas a situação agora é outra. Só se ajuda quem quer ser ajudado".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por