Doar sangue

Data homenageia os doadores voluntários

Também estimula a prática para que novas pessoas sejam doadoras

Da Redação
25/11/2022 às 10:13.
Atualizado em 25/11/2022 às 10:13

Semana especial para estimular a doação voluntária de sangue e aumentar o volume do estoque (Divulgação)

O dia 25 de novembro marca o Dia Nacional do Doador de Sangue e o Hemonúcleo Piracicaba, localizado na Santa Casa preparou uma semana especial para estimular a doação voluntária de sangue e aumentar o volume do estoque, para que não falte esse fundamental hemocomponente nos hospitais abastecidos pela instituição.

De acordo com a assistente social do Hemonúcleo, Luciana Sacheto Bueno, o Hemonúcleo estará aberto neste sábado, dia 26, das 7h30 às 12h. Para doar neste dia é importante agendar a doação pelo www.agendamento.hemocentro.unicamp.br. Além desta ação, segundo Luciana, o Hemonúcleo também participa do projeto Dia de Doar, que acontece dia 29 e que tem o apoio do Rotary Club Luiz de Queiroz, que inicia uma campanha sobre doação de sangue no dia 28.

“Todas essas ações são essenciais para conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue recorrente, ou seja, que faça a doação sempre, respeitando o período de intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra, que é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres”, explicou Luciana.

A assistente social do informou ainda que, para atender a demanda de Piracicaba e região, a meta é manter de 60 a 80 doadores por dia. Número que, segundo ela, oscila bastante, fazendo com que o Hemonúcleo registre uma média de 50 doações/dia. De acordo com Luciana, tão importante quanto doar sangue, é manter a regularidade das doações. Ela explica que, mesmo aquelas pessoas que não podem doar regularmente, devem se engajar e ampliar o processo de doação, levando a mensagem a amigos e familiares.

Quem pode doar sangue?

Pode doar sangue quem tiver entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam do consentimento formal de seu responsável e, entre os mais velhos, a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos. Também é preciso pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado (sem ter consumido alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação) e descansado (com pelo menos 6 horas de sono nas últimas 24 horas); e claro, não ser portador de nenhuma doença.

Razões para ser um doador

Doar sangue é um ato 100% voluntário e não causa prejuízos ao organismo. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, porque não existe substituto para o sangue e não há risco de contrair doenças na doação de sangue.

Após doar, seu organismo repõe rapidamente o sangue doado e isso não altera em nada a densidade do seu sangue. A doação de sangue não faz ninguém engordar ou emagrecer e o melhor de tudo: ajudar outras pessoas e faz bem também para o doador, pois a solidariedade é uma troca e a sensação de fazer o bem a próximo afeta positivamente o doador.

O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, na avenida Independência, 953, no complexo hospitalar da Santa Casa de Piracicaba. Mais informações pelo 19 3422-2019.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por