INTERNACIONAL

De 0 a 10 milhões de contágios, as principais etapas da crise do coronavírus

Desde a primeira notificação oficial da China no final de 2019, a crise sanitária do novo coronavírus se espalhou em seis meses por todo o planeta, atingindo 10 milhões de infecções oficiais

AFP
01/07/2020 às 14:15.
Atualizado em 26/03/2022 às 23:57

Desde a primeira notificação oficial da China no final de 2019, a crise sanitária do novo coronavírus se espalhou em seis meses por todo o planeta, atingindo 10 milhões de infecções oficiais.

A seguir, os principais estágios da pandemia de COVID-19:

Em 31 de dezembro de 2019, a China notifica à Organização Mundial da Saúde (OMS) casos de pneumonia de origem desconhecida em Wuhan (11 milhões de habitantes).

Em 7 de janeiro, as primeiras análises chinesas permitem identificar um novo coronavírus.

No dia 11, a China anuncia uma primeira morte. Durante o mês de janeiro, são anunciadas as primeiras infecções fora da China.

Em 23 de janeiro, a França confirma os primeiros casos na Europa. Depois de Wuhan, sua província, Hubei (centro), é isolada do mundo no dia 25, com o confinamento de mais de 56 milhões de habitantes.

Em 28 de janeiro, são confirmados os dois primeiros casos de transmissão direta do vírus fora da China, no Japão e na Alemanha.

Vários países começam a repatriar seus cidadãos da China.

A OMS declara uma emergência internacional de saúde pública.

Em 7 de fevereiro, um médico de Wuhan de 34 anos, Li Wenliang, punido por dar o alerta quando o vírus apareceu, morre de COVID-19.

Fora de Hubei, várias metrópoles chinesas obrigam seus habitantes a ficar em casa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por