Audiência pública

Deputada Bebel defende instalação de universidade federal

Segundo a deputada, somente no ano passado, nas 24 cidades da Região Metropolitana de Piracicaba, concluíram o ensino médio 50.377 alunos em 196 escolas

Da Redação
28/09/2023 às 10:20.
Atualizado em 28/09/2023 às 10:20

Deputada Bebel coordena audiência pública, nesta sexta-feira (Divulgação)

A instalação de uma universidade federal em Piracicaba vai ampliar as possibilidades dos jovens cursar o ensino superior. Segundo dados da deputada estadual Professora Bebel (PT), mais de 50 mil alunos que se formam anualmente no ensino médio na Região Metropolitana de Piracicaba.

Os dados, como explica a parlamentar, que também é presidente da Apeoesp, serão apresentados durante a audiência pública que a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoverá em Piracicaba, nesta sexta-feira, 29, às 18h, no Espaço Beira Rio, localizado na rua do Vergueiro, 78, evento que deverá reunir lideranças da região e que contará com a participação da secretária da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Denise Pires de Carvalho. 

A realização da audiência pública, proposta pela própria deputada Professora Bebel, visa promover um amplo debate sobre a importância da instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista.

Segundo a deputada, somente no ano passado, nas 24 cidades da Região Metropolitana de Piracicaba, concluíram o ensino médio 50.377 alunos em 196 escolas. 

“Em Piracicaba, por exemplo, concluíram o ensino médio 14.501 alunos em 63 escolas no ano passado, seguido por Limeira com 8.517 e Rio Claro com 7.142”, explica.

Defensora da instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no Campus Taquaral da Unimep, a deputada Professora Bebel tem feito articulações junto ao governo federal. A ideia de instalar um campus da Ufscar na cidade foi discutida pela deputada com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo.

“Com uma universidade federal em Piracicaba, que pode ser uma extensão da Ufscar, todos ganharão, mas principalmente a juventude que terá uma nova universidade conceituada para poder fazer seu ensino superior”, destaca. 

Na cidade, o movimento pela universidade federal coleta assinaturas para abaixo assinado que será entregue ao Ministério da Educação (MEC). As assinaturas podem ser feitas online no link https://chng.it/vHcbzHWpd4, ou fisicamente das 9 às 16 horas, nas imediações do Poupa Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por