Natureza

“Deu pitaya na dama da noite, alguém pode me explicar?”

A pergunta é de Edwirges de Fátima, moradora em Ártemis

Da Redação
27/01/2024 às 06:26.
Atualizado em 27/01/2024 às 06:26

Pé de pitaya e dama da noite no quintal da casa de Edwirges (Divulgação)

Edwirges de Fátima ficou intrigada, gravou um vídeo e enviou para a Gazeta. "Eu sempre morei na roça, mas nunca vi uma coisa dessa", comentou por telefone. 

Ela conta que há tempo tem no quintal de sua casa um pé da fruta e outro da flor. O vaso com a dama da noite ficava embaixo de uma parreira que secou, então ela o colocou na sombra do pé de pitaya. 

Ela explica que assim como as flores da dama da noite, as do pé de pitaya também abrem à noite. "Elas floresceram ao mesmo tempo e acredito que as abelhas polinizaram a flor da dama da noite", disse à Gazeta.

A moradora começou a observar os frutos que cresciam no pé da flor.

“Nunca vi dama da noite dar semente, de repente apareceu duas frutas no pé. Da mesma cor da pitaya, mas com formato diferente”. 
Curiosa, na quinta-feira (25) ela decidiu pegar o menor fruto e cortar. Era uma pitaya. "A textura um pouco mais porosa, mas com o mesmo gosto", contou. 

A Gazeta conversou com o professor João Alexio Scarpare Filho, da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), que esclareceu: “A pitaya é uma planta trepadeira e para ela se desenvolver precisa de um suporte. No caso, a dama da noite serviu de suporte para ela. Então ela está se desenvolvendo e se entrelaçando no meio da dama da noite e uma de suas estruturas produz a flor que vai se desenvolver no fruto. Isso é normal. Isso aí é da pitaya. Não tem nada a ver com a dama da noite".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por