Capacitação profissional

Dirigentes de sindicatos visitam comunidade Renascer

Lançado no último dia 30, quando começaram as aulas do curso de auxiliar administrativo para 16 alunos, o Projeto Indústria do Amanhã tem a parceria do Senai, Diocese de Piracicaba e Exército de Formiguinhas

Da redação
07/02/2023 às 06:28.
Atualizado em 07/02/2023 às 06:28

Os dois dirigentes conheceram alguns dos jovens que já estão frequentando as aulas do curso de auxiliar administrativo (Divulgação)

Os presidentes do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira, o Juca, foram conhecer a comunidade Renascer, no último sábado (4), a primeira a ser beneficiada com o projeto Indústria do Amanhã, uma iniciativa das duas entidades, que tem como objetivo a capacitação profissional, especialmente de jovens com idade a partir dos 16 anos.

Lançado no último dia 30, quando começaram as aulas do curso de auxiliar administrativo para 16 alunos, o Projeto Indústria do Amanhã tem a parceria do Senai, Diocese de Piracicaba e Exército de Formiguinhas. Oitenta moradores de comunidades de Piracicaba terão a oportunidade de passar por capacitação profissional por meio do projeto. Além do curso, os participantes contarão com transporte de van para se deslocar até as unidades do Senai onde serão ministradas as aulas, alimentação e cesta básica. Os participantes estão sendo selecionados pelo Exército de Formiguinhas em conjunto com as lideranças das comunidades.
Na primeira etapa do projeto Indústria do Amanhã serão oferecidos cinco cursos: auxiliar administrativo, almoxarife, ajustador mecânico, caldeireiro traçador e soldador.

Acompanhados da coordenadora do Exército de Formiguinhas, Débora Ferraz, os presidentes do Simespi e do Sindicato dos Metalúrgicos foram recebidos pela líder da comunidade Renascer, Juliana Garcia de Oliveira.

“O Simespi e o sindicato (dos metalúrgicos) não só estão dando a oportunidade desses jovens terem uma profissão, como também proporcionando todas as condições para que eles possam frequentar o curso. Estamos muito felizes e agradecidos e, temos certeza, isso vai transformar muitas vidas”, afirmou Juliana.
Juca, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, ressaltou a parceria com o Simespi, lembrando que desde o ano passado as duas entidades têm discutido e implementado ações que propiciem a formação de mão de obra especializada para as indústrias da região.

“Queremos também ampliar a abrangência do projeto, para que muito mais pessoas possam ser incluídas e capacitadas. Se preciso for, vamos buscar recursos públicos para isso”, disse.
Débora Ferraz lembrou que, passado o período em que socorreu famílias vulneráveis durante a pandemia, o Exército de Formiguinhas entra numa nova fase, em que o propósito maior é oferecer condições para que as pessoas tenham possibilidade de encontrar trabalho e possam viver com dignidade e segurança.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por