Dia do Professor

Docentes empenhados na comemoração da data

Professores de Piracicaba incentivam reflexão sobre temas do cotidiano em sala de aula

Romualdo Cruz Filho
15/10/2022 às 08:20.
Atualizado em 15/10/2022 às 08:21

Escola Municipal Affonso Salati comemora Dia do Professor (Divulgação)

A Escola Estadual Benedicto Evangelista Costa, do Jardim Gilda, se destacou no cenário das escolas estaduais do município com o trabalho diferenciado desenvolvido pela professora de matemática Luana Pedrita e o professor de geografia, Natan Prado. Eles aproveitaram a eletiva "Escrever o Mundo" para levar aos alunos questões sociais contemporâneas que permitem reflexões entre os jovens sobre o que está acontecendo na sociedade.

O objetivo do projeto é despertar a consciência de problemas latentes na sociedade em que vivem. "O diálogo e a reflexão de temas como desigualdade social estão diretamente relacionados com os sonhos, projeto de vida e perspectivas futuras desses adolescentes", diz a professora Luana.

"A eletiva se propõe, portanto, a ser um espaço onde os estudantes possam ter acesso a essas discussões e participar de forma objetiva. Temas relevantes, presentes em nosso cotidiano, são escolhidos por eles mesmos. Distribuição de renda, saneamento básico e racismo se destacam e criam ambiente para o debate", conta o professor Natan.

Essa possibilidade de debater temas polêmicos de diferentes pontos de vista, com alunos que sentem na pele as dificuldades familiares, em busca de perspectivas transformadoras, classificou esse professores no rol de inspiradores, com capacidade de mudar a vida de seus estudantes. 

Segundo os professores, as aulas já têm despertado nos estudantes uma visão crítica do lugar em que vivem e das relações que estabelecem uns com os outros e com sua construção enquanto sujeitos.
A eletiva é uma matéria em que os estudantes podem escolher sua temática. Apesar de ser um componente estabelecido para o Novo Ensino Médio, existe na rede estadual há muito tempo nas escolas do Programa de Ensino Integra (PEIs) e, posteriormente, foi implantada em toda rede, até o final do ensino médio, em 2020.

Fábio Negreiros, diretor regional de ensino, explica que se trata de um trabalho diferenciado, que chamou a atenção da rede, por isso foi escolhido para simbolizar a data comemorativa ao Dia do Professor, 15 de outubro. Na escola Benedicto Evangelista estudam 257 alunos do 6º ao 9º ano, em período integral, mais 331 jovens no ensino médio, no período noturno.

Comemoração lúdica

Na Escola Municipal Affonso Salati, bairro São Francisco, as crianças, professores e a comunidade local vão comemorar o Dia dos Professores de forma especial. Prepararam um túnel do tempo com informações sobre o passado da instituição, que está comemorando 25 anos de existência. Um segundo túnel traz informações sobre o que está acontecendo atualmente.

Pelos túneis é possível conhecer um pouco da história da instituição de ensino, que é uma das primeiras creches da região Sul da cidade. A festa está sendo, portanto, montada em parceria com a comunidade. Professores levam fotos, documentos e afins. A comunidade prepara os comes e bebes comunitários. Os pais constroem também espaços para brincadeiras.

“Nosso objetivo é recuperar parte a história da escola para que ela seja compartilhada por todos", explica a diretora Eloisa de Toledo Cruz. "Foi uma ideia brilhante, lúdica e estimulante, que serviu de mote legal para esta data importante para todos nós", concluiu ela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por