INTERNACIONAL

Dois mortos a tiros durante protestos antirracistas em Wisconsin

Duas pessoas morreram depois que foram atingidas por tiros na terça-feira à noite (25), na cidade americana de Kenosha, durante protestos antirracistas após uma operação no fim de semana em que um policial branco baleou um afro-americano

AFP
26/08/2020 às 12:36.
Atualizado em 25/03/2022 às 12:07

Duas pessoas morreram depois que foram atingidas por tiros na terça-feira à noite (25), na cidade americana de Kenosha, durante protestos antirracistas após uma operação no fim de semana em que um policial branco baleou um afro-americano.

A violência explodiu quando centenas de manifestantes protestavam pela terceira noite consecutiva nesta cidade do estado de Wisconsin. A revolta é motivada pelo vídeo que mostra o momento em que Jacob Blake foi atingido por vários tiros à queima-roupa disparados por um policial branco de Kenosha.

Blake, 29 anos, tentava entrar em seu veículo, no qual estavam seus três filhos, quando foi baleado no domingo.

O caso mais recente de violência policial contra um afro-americano gerou protestos em outras cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova York e Minneapolis, como parte do movimento Black Lives Matter (As Vidas dos Negros Importam).

O Departamento de Polícia de Kenosha informou que seus oficiais responderam, junto com outras agências, a relatos de um tiroteio com várias vítimas pouco antes da meia-noite.

"O tiroteio resultou em duas mortes, e uma terceira vítima baleada, que foi levada ao hospital com ferimentos graves, mas que não representam uma ameaça a sua vida", anunciou a polícia no Twitter.

A mensagem afirma que a investigação está "ativa e em curso".

Algumas horas antes, vídeos divulgados na Internet mostraram pessoas correndo pelas ruas de Kenosha, enquanto tiros eram ouvidos. Outras gravações mostraram homens feridos deitados no chão.

O comunicado policial disse ainda que "os investigadores estão cientes dos vídeos que estão circulando nas redes sociais vinculados a este incidente".

A maioria dos protestos aconteceu de maneira pacífica, mas alguns manifestantes incendiaram carros e imóveis nas noites de domingo e segunda-feira em Kenosha.

Antecipando outra noite de protestos, as autoridades instalaram uma cerca de ferro na terça-feira diante do tribunal do condado, cenário de confrontos entre policiais e manifestantes nos dias anteriores.

Quando os confrontos começaram, as forças de segurança deslocaram veículos blindados para a área do tribunal e usaram balas de borracha, enquanto os manifestantes responderam com fogos de artifício.

Vários civis armados estavam nas ruas de Kenosha na terça-feira, incluindo um pequeno grupo integrado principalmente por homens brancos, que afirmavam que pretendiam proteger as propriedades privadas.

Um dos vídeos divulgados, verificado pela AFP e gravado pelo fotógrafo Alex Lourie, mostra um homem sentado no chão sangrando muito por um ferimento a bala no braço, enquanto viaturas da polícia se aproximam e agentes gritam para que as pessoas se afastem. O ferido foi levado pelos agentes.

Outro vídeo mostra um homem, que parece estar com um rifle, caído no chão antes que vários tiros sejam ouvidos, o que provoca a fuga de várias pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por