Domingo de Ramo

Dom Devair presidirá cerimônia, que começa às 9h

Missas presididas pelo bispo serão transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da TV Oração e Facebook da Diocese

Da Redação
09/04/2022 às 08:32.
Atualizado em 09/04/2022 às 08:33
Dom Devair preside cerimônia, neste Domingo de Ramos, a partir das 9h, na Sé Catedral (Paulo Gomes)

Dom Devair preside cerimônia, neste Domingo de Ramos, a partir das 9h, na Sé Catedral (Paulo Gomes)

A Igreja Católica inicia neste domingo (10) as celebrações da Semana Santa e da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Após dois anos de limitações impostas em razão da pandemia de Covid-19, neste ano, o período será marcado pelo retorno dos cultos sem restrições ao público. 

Na Diocese de Piracicaba, como de costume, cada paróquia define, de acordo com suas próprias realidades comunitárias, a programação da Semana Santa, que é vivenciada entre o Domingo de Ramos (neste final de semana) até o Domingo de Páscoa (dia 17).

A orientação do bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, aos padres e diáconos foi para que organizem celebrações com muito amor e fidelidade a Deus, para que os fiéis possam viver este momento de retomada nas igrejas com muita alegria e fé.

Dom Devair também estará presente nas celebrações pascais, concentrando suas atividades na Paróquia Santo Antônio, em Piracicaba, por ela ser também a Sé Catedral de toda Diocese. As missas presididas pelo bispo serão transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da TV Oração e Facebook da Diocese.

Neste Domingo de Ramos, portanto, Dom Devair presidirá cerimônia que começa às 9h. Uma procissão com os ramos sairá da Igreja São Benedito (rua do Rosário, 801) e seguirá até a Catedral, onde haverá a Santa Missa. 

Depois, na quinta-feira Santa (dia 14), às 9h30, ocorre a chamada Missa dos Santos Óleos, na qual o bispo diocesano, com todo o clero, faz a consagração dos óleos que serão usados ao longo do ano seguinte nos sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenações. No mesmo dia, às 19h30, na Catedral, Dom Devair preside a Missa de Lava-pés e Instituição da Eucaristia.

Já a Sexta-feira Santa (15) será aberta na Catedral de Piracicaba com Adoração Eucarística, das 8h às 12h. Em seguida, às 14h, será rezado o Terço dos Homens e, às 15h, Dom Devair preside a Celebração da Paixão do Senhor. A Catedral realiza, na noite da Sexta-feira Santa, a partir das 19h30, a procissão do Senhor Morto. 
O sábado Santo (16) terá duas celebrações na Catedral: as Sete Dores de Nossa Senhora, às 8h, e a Santa Missa da Vigília Pascal, às 19h30, que será presidida pelo bispo diocesano. 

Por fim, no domingo de Páscoa, a Catedral terá solenidades às 8h, às 10h30, com Dom Devair, e às 18h30. Como as demais paróquias da Diocese têm suas próprias programações e diferentes horários para as celebrações, a recomendação é para que os fiéis procurem essas informações nas igrejas católicas mais próximas.

Preparação

Os padres e diáconos da Diocese se reuniram na última quinta-feira (7) para vivenciar um Dia de Espiritualidade. O encontro, conduzido por Dom Devair foi realizado na Paróquia São José de Tupi, em Piracicaba, e foi marcado por momentos de celebração, reflexão e confissões entre os membros do clero, que também se preparam para celebrar a Semana Santa e a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

O padre Luís Carlos de Siqueira Martins, da Pastoral Presbiteral, destacou que o encontro contou com a participação de quase todo o clero e foi "um momento muito importante e de renovação para todos nós".

"Dom Devair falou de forma muito interessante sobre a Parábola do Filho Pródigo, refletindo sobre a importância do arrependimento e do retorno à casa do Pai. Depois, todos nós ali presentes também nos confessamos. Certamente saímos de lá renovados e isso é muito importante para esse período", relatou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por