INTERNACIONAL

Duas localidades bolivianas em emergência por incêndios florestais

Os governos das localidades bolivianas de Santa Cruz (leste) e Chuquisaca (sudeste) se declararam neste sábado (3) em "situação de desastre" diante do avanço dos incêndios florestais que ameaçam áreas protegidas e exigiram ajuda urgente do governo central

AFP
03/10/2020 às 20:04.
Atualizado em 24/03/2022 às 11:12

Os governos das localidades bolivianas de Santa Cruz (leste) e Chuquisaca (sudeste) se declararam neste sábado (3) em "situação de desastre" diante do avanço dos incêndios florestais que ameaçam áreas protegidas e exigiram ajuda urgente do governo central.

"Hoje declaramos desastre departamental (estadual) para que o nível nacional possa participar de forma imediata (...) e realizar as ações neste setor", destacou em coletiva de imprensa Efraín Balderas, governador de Chuquisaca.

Anteriormente, seu colega de Santa Cruz, Rubén Costas, aprovou a declaração de desastre departamental para "proteger a vida e a integridade das pessoas, o patrimônio natural, a saúde e a segurança alimentar e econômica".

A declaração de emergência permite que o governo central habilite recursos econômicos, humanos e logísticos extraordinários.

Em Chuquisaca, os incêndios florestais afetam cinco municípios da serra do Aguaragüe e na área protegida do Iñao, onde o acesso é muito difícil.

O governo de Santa Cruz, por sua vez, reportou 38 incêndios ativos em 21 municípios. Os locais onde a situação é mais crítica são Postrervalle, San Ignacio de Velasco e a reserva de Copaib, explicou a diretora de Recursos Naturais, Yandery Kempff.

Os incêndios florestais são registrados em diferentes regiões do leste e do nordeste do país, devido sobretudo a queima de mata para ampliar a fronteira agrícola.

Contribuíram para avivar os incêndios as prolongadas secas que afetam boa parte do território boliviano e as altas temperaturas registradas nestes locais.

Os incêndios queimaram até o momento 2,3 milhões de hectares de florestas e pastagem.

gbh/dg/mvv

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por