INTERNACIONAL

Encarregado de Negócios dos EUA deixa a Bolívia após 12 anos sem embaixadores

O Encarregado de Negócios dos Estados Unidos na Bolívia, Bruce Williamson, anunciou neste domingo (23) que em breve concluirá sua missão diplomática quando, apesar da aproximação entre La Paz e Washington, ambos países estão há doze anos sem embaixadores

AFP
23/08/2020 às 14:25.
Atualizado em 25/03/2022 às 15:49

O Encarregado de Negócios dos Estados Unidos na Bolívia, Bruce Williamson, anunciou neste domingo (23) que em breve concluirá sua missão diplomática quando, apesar da aproximação entre La Paz e Washington, ambos países estão há doze anos sem embaixadores.

"Depois de quase três anos na Bolívia, deixarei o país nos próximos dias", escreveu o diplomata no jornal estatal Bolívia.

Bolívia e Estados Unidos não têm embaixadores desde 2008, quando o então presidente Evo Morales (2006-2019), expulsou Philip Golberg e os EUA acusando-lhe de conspirar contra seu governo.

Washington respondeu expulsando também o representante do governo boliviano, Gustavo Guzmán.

Desde então, a representação diplomática americana foi representada pelo Encarregado de Negócios. Williamson chegou à Bolívia no final de 2017.

Após a renúncia de Evo Morales em novembro passado, o governo interino da presidente Jeanine Añez impulsionou uma maior aproximação com Washington, mas sem conseguir a reposição de embaixadores.

À frente da embaixada dos Estados Unidos na Bolívia, também como Encarregada de Negócios, ficará a diplomata Charisse Phillips, com experiência diplomática na América Latina, declarou Williamson ao site do jornal El Deber.

gbh/gm/aa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por