Combate ao colesterol

Entenda como prevenir as doenças cardiovasculares

Colesterol alto, especialmente o LDL, é um dos principais fatores de risco para infarto e AVC

Da Redação
08/08/2023 às 07:34.
Atualizado em 08/08/2023 às 07:34

Cardiologista Eduardo Nicolela: ‘O colesterol alto é uma doença silenciosa, sem sintomas perceptíveis’ (Divulgação)

O colesterol, gordura essencial para o funcionamento do corpo humano, tornou-se uma das principais preocupações relacionadas à saúde em todo o mundo. Com o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, instituído em 8 de agosto, a sociedade tem a oportunidade de se conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção de doenças cardiovasculares relacionadas a níveis alterados dessa substância. 

De acordo com o cardiologista da Santa Casa de Piracicaba, Eduardo Nicolela (CRM 54.281), o colesterol alto, especialmente o LDL, é um dos principais fatores de risco para infarto e AVC, que atualmente são as principais causas de mortalidade no mundo. 

“Presente em nosso corpo, o colesterol é um tipo de gordura vital para várias funções, incluindo a formação de hormônios sexuais e vitamina D, sendo também um componente estrutural das membranas celulares”, explica Nicolela. “Boa parte do colesterol é produzido pelo próprio organismo, principalmente no fígado, e uma menor parcela vem da dieta. No entanto, quando consumimos muitos alimentos ricos em gordura, o fígado acaba produzindo mais colesterol do que o necessário, levando aos níveis prejudiciais à saúde”, alerta o médico. 

O cardiologista explica que para circular no corpo, o colesterol é associado a proteínas, formando lipoproteínas. “Existem dois tipos principais: o HDL (high density lipoprotein) e o LDL (low density lipoprotein). O HDL é conhecido como ‘colesterol bom’, pois ajuda a remover o colesterol das artérias, transportando-o para o fígado para ser excretado. Já o LDL é o temido ‘colesterol ruim’, que promove o acúmulo de gordura nas paredes arteriais, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. 

Quando há excesso de colesterol (hipercolesterolemia), de acordo com Nicolela, placas dessa substância podem se depositar nas paredes das artérias, levando à arteriosclerose. Esse acúmulo pode resultar em condições graves, como angina (dor no peito) e infarto do miocárdio (ataque cardíaco) se afetar as artérias coronárias, ou causar um derrame se ocorrer em uma artéria cerebral. “O colesterol alto é uma doença silenciosa, sem sintomas perceptíveis, tornando os exames de sangue a única maneira de saber os níveis”. 

Para prevenir problemas cardiovasculares relacionados ao colesterol, o cardiologista ressalta alguns cuidados essenciais: 

1. Dieta saudável: aumentar o consumo de gorduras insaturadas e reduzir as gorduras saturadas. Preferir alimentos vegetais, como frutas, vegetais, feijão e grãos, pode ajudar a controlar os níveis de colesterol. 
2. Exercícios físicos: manter uma rotina de atividade física regular é fundamental. O exercício pode aumentar o HDL, o colesterol bom, e ajudar a reduzir os níveis do LDL, o colesterol ruim. 
3. Monitoramento e acompanhamento: realizar exames regulares para medir os níveis de colesterol e procurar um médico para avaliar os resultados e orientar sobre o tratamento adequado, caso necessário. 
4. Fator genético: pessoas com histórico familiar de colesterol alto devem estar especialmente atentas e fazer acompanhamento médico regular. 
5. Evitar fatores de risco: abandonar o tabagismo, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e controlar a obesidade são medidas importantes para a prevenção. 

Há situações em que mudar o estilo de vida não é suficiente para controlar o colesterol. “Nesses casos, podem ser prescritas estatinas, que são medicamentos que ajudam a reduzir o LDL e têm comprovada segurança em estudos com muitos pacientes. Outras opções incluem a ezetimiba e os inibidores do PCSK9, indicados para atingir as metas”, conclui o médico. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por