MP

Esclarecimento da Câmara Municipal sobre comissionados

Presidente do Legislativo piracicabano envia nota à Gazeta

Da Redação
03/06/2023 às 06:34.
Atualizado em 03/06/2023 às 06:34

"É importante esclarecer que o Ministério Público não questiona a legalidade e quantidade de comissionados da Câmara", diz Wagnão (TV Câmara)

A Câmara Municipal de Piracicaba, por meio do seu presidente Wagner de Oliveira, o Wagnão, discorda de parte de matéria veiculada no dia 31 de maio de 2023 pela Gazeta, sobre "MP questiona Prefeitura e Câmara sobre comissionados - O Ministério Público de São Paulo (MPSP) acatou demanda do líder do Movimento de Combate à Corrupção em Piracicaba (MCCPir), Walter Koch, e está solicitando da prefeitura e da Câmara Municipal informações que garantam a legalidade dos cargos comissionados existentes em cada um desses poderes".

A Câmara Municipal, em nota enviada à Gazeta esclarece: 

“É importante esclarecer que o Ministério Público não questiona a legalidade e quantidade de comissionados da Câmara, conforme informações da Procuradoria Legislativa da Câmara Municipal. O questionamento se refere exclusivamente aos comissionados da Prefeitura. Sendo assim, ao incluir a Câmara Municipal no título e linha fina da reportagem, o jornal acabou sugerindo que os comissionados da Câmara também estão sendo questionados. 

Como não é possível esclarecer essa diferença no título e linha fina, por questões técnicas, o ideal seria não citar a Câmara, porque da maneira como foi feito há margem para dupla interpretação, o que fere o princípio da objetividade do jornalismo.

Ressalto que em nenhum momento os comissionados da Câmara foram questionados, nem a legalidade, nem a quantidade dos cargos. O motivo pelo qual a Câmara foi citada pelo Ministério Público se deu pelo fato da proposta do Executivo, de criar e utilizar esses cargos em comissão, ter sido aprovada pelo Legislativo, pela qual o Ministério Público solicita informações a Câmara quanto a tramitação do processo legislativo pertinente a matéria. Essa diferença não está clara na reportagem, muito menos no título e na linha fina”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por