Na rua Antonio Frederico Ozanan

Esgoto transborda no bairro Higienópolis

Mirante trabalhou por três dias para identificar o motivo do problema no Higienópolis

Romualdo Cruz Filho
28/03/2023 às 06:17.
Atualizado em 28/03/2023 às 06:17
Equipe trabalhava na tarde de ontem para solucionar o problema na rua rua Antonio Frederico Ozanan (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Equipe trabalhava na tarde de ontem para solucionar o problema na rua rua Antonio Frederico Ozanan (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Moradores e empresários das proximidades da rua Antonio Frederico Ozanan, entre os números 2.097 e 2.212, no bairro Higienópolis, foram surpreendidos com o extravasamento de esgoto exalando mau cheiro por toda a região. O cenário era lamentável e a reclamação estava na boca de toda a vizinhança.

O problema mais grave e que a situação crítica iniciou há praticamente uma semana, dentro do barracão de uma grande empresa da cidade. Depois, passou a extravasar por um bueiro na rua citada e até ontem à tarde a empresa Mirante, responsável pelo esgoto da cidade, não havia conseguido identificar ainda o ponto do entupimento.

Um técnico do Semae, que fiscaliza o trabalho da Mirante, disse que a terceirizada teria até as 17h de ontem (27) para equacionar o problema, ou seja, limpar a empresa e corrigir o vazamento do esgoto na rua. O que era para ser feito entre sábado e domingo, mas não foi possível porque a parte particular atingida estava toda alagada. E o vazamento na rua não cessava.

Desde sexta-feira a Mirante tenta entender o que está acontecendo. Usou inclusive um equipamento para jogar pressão na rede e desentupir na força. Só que a intervenção fez o vazamento ser interrompido dentro da empresa e passou a jorrar na rua. Nesse procedimento, até a tubulação do equipamento estourou e ficou presa.

Foram feitos dois buracos no asfalto para retirar a mangueira da máquina. Na tarde de ontem, ainda, técnicos da Mirante mexiam nos bueiros da rua investigando o local. A parte interna da empresa estava limpa dentro do prazo fixado. Mas o problema da rua perdurava. Até as 18h o serviço ainda estava sendo feito, mas sem uma solução clara.

Posição da Mirante

A concessionária identificou a necessidade de substituição da rede e está trabalhando desde sexta-feira nessa frente para que a intervenção seja concluída na maior brevidade possível. A Mirante alerta que o uso incorreto da rede coletora de esgoto é um grande fator para entupimentos. 

Com frequência, as equipes de desobstrução encontram papel higiênico, peças de roupa, estopa, absorventes femininos, cotonetes, entre outros materiais, que não podem ser descartados no vaso sanitário.

Além disso, o acúmulo de gordura também é um grande causador de entupimentos. Logo, óleo de cozinha usado e gorduras em geral não devem ser descartados no ralo da pia. Quando a rede coletora de esgoto é usada de maneira correta, toda a população é beneficiada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por