Ano do centenário

Estação da Paulista terá reforma no prédio principal

Aviso de licitação foi publicado ontem; projeto foi autorizado pelo Codepac e Condephaat

Da Redação
06/07/2022 às 06:53.
Atualizado em 06/07/2022 às 06:55
Estação da Paulista completa 100 anos no próximo dia 27 (Isabela Borghese)

Estação da Paulista completa 100 anos no próximo dia 27 (Isabela Borghese)

As secretarias municipais da Ação Cultural e de Obras vão reformar a Estação da Paulista, um dos principais símbolos históricos e um dos mais importantes cartões-postais do município. No próximo dia 27, a Estação da Paulista completa 100 anos.

O aviso de licitação para reforma do prédio principal da Estação da Paulista foi publicado ontem, no Diário Oficial. O edital da concorrência 20/2022 está disponível no site da Prefeitura.

“A Estação da Paulista é um prédio importante, que faz parte da história de Piracicaba e que merece todo o cuidado. Realizar essa reforma, nesse ano em que o imóvel completa 100 anos, será um presente para nós, piracicabanos”, afirma o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.

De acordo com o edital, o investimento previsto é de R$ 377.804,04 e o critério de seleção da empresa vencedora será a que oferecer menor preço global. Os envelopes com as propostas serão abertos em 5 de agosto, às 14h, no Centro Cívico.

O prazo para execução da obra será de 180 dias, contados após a emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado ocorrendo qualquer das situações elencadas no parágrafo 1º, do artigo 57º, da Lei Federal nº 8.666/93.

A reforma do prédio principal da Estação da Paulista contempla pintura interna e externa, reforma do piso interno, pintura das esquadrias de madeira e metálicas, troca do forro, reforma da cobertura, contemplando desentupimento dos condutores de água pluvial e troca de 40% das ripas e 12% das telhas. Além disso, também será feita a troca da tela de proteção do barracão para evitar a entrada e permanência de aves.

O projeto foi autorizado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) e todos os itens da reforma serão acompanhados pelo Departamento de Patrimônio Histórico do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por