Deslizamentos

Estrada do Bongue está parcialmente interditada

Rochas se soltaram da pedreira, anteontem à noite, e assustaram as pessoas

Ana Cristina Andrade
23/11/2022 às 09:17.
Atualizado em 23/11/2022 às 09:19
Vistoria foi realizada ontem de manhã e, agora, será solicitado um laudo geológico para ver se há necessidade de reparo na pedreira (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Vistoria foi realizada ontem de manhã e, agora, será solicitado um laudo geológico para ver se há necessidade de reparo na pedreira (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

O desprendimento de rochas da pedreira do Bongue, em Piracicaba, que começou na noite de anteontem, resultou na interdição parcial da avenida Jaime Pereira. As duas faixas para quem vai sentido Bairro/Centro estão fechadas e as faixas no sentido oposto estão sendo compartilhadas restando uma faixa apenas para cada sentido de direção. 

Na manhã de ontem, o secretário de Defesa Civil, Odair Melo, o engenheiro-civil Luciano Celencio, da Secretaria Municipal de Obras, e os sargento Vidotto, que é do Corpo de Bombeiros, vistoriaram a área.

De acordo com Celencio, a prefeitura vai solicitar um laudo técnico geológico especializado em rocha sedimentar, para avaliar a situação. “Tudo indica que não passa de questão da natureza, mas, será feita a análise para ver se necessita de alguma medida de reparação. Só assim será possível liberar o trânsito normalmente”, explicou.

Os ruídos na pedreira tiveram início na noite de segunda-feira (21) e chamaram a atenção de quem passava pelo local. “Foi algo assustador”, declarou um pedestre que fazia caminhada por volta das 19h.

“Fiquei até com as pernas tremendo porque achei que ia cair”, declarou uma mulher que também utiliza o calçamento da avenida para caminhadas diárias. As testemunhas telefonaram para o Corpo de Bombeiros, a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) foi comunicada e destinou uma equipe para a avenida.

Pequenos fragmentos de rocha foram parar no asfalto, causando uma densa poeira. A Gazeta acompanhou o trabalho noturno, até pouco depois das 23h, quando houve a interdição parcial, e observou que, num prazo de uma hora, ocorreram cinco pequenos deslizamentos na pedreira.

Uma agente de trânsito tentou verificar onde estava a trinca, com uso de farolete, mas a ausência de luz na pedreira não permitiu. A Prefeitura pede a compreensão dos motoristas e sugere que utilizem, se possível, rotas alternativas, principalmente em horários de pico. Uma das rotas é pela Ponte do Caixão, que dá acesso à avenida Cristóvão Colombo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por