AVANÇO FEMININO

Estudo do Sebrae aponta que empresárias ousam mais

Uma das atividades que mais atraem as donas de negócio é o vestuário

Da Redação
correiopontocom@rac.com.br
08/03/2016 às 09:56.
Atualizado em 28/04/2022 às 05:38
Cresce o número de mulheres empreendedoras: 'Elas chegaram para ficar', diz o presidente do Sebrae (iStock)

Cresce o número de mulheres empreendedoras: 'Elas chegaram para ficar', diz o presidente do Sebrae (iStock)

Na última década, elas ganharam espaço no mercado de trabalho e galgaram posições de poder na política. A conquista do espaço feminino na sociedade se repete também no empreendedorismo. Entre 2001 e 2011, o número de mulheres donas do próprio negócio aumentou 21%, mais do que o dobro do crescimento verificado entre os homens. Estudo do Sebrae, denominado 'As Mulheres Empreendedoras no Brasil', mostra que as empresárias estão mais escolarizadas, têm mais acesso a informações e ousam empreender em atividades antes predominantemente masculinas. “É um movimento que não tem mais volta. As mulheres chegaram para ficar”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Elas não empreendem apenas para complementar a renda da família ou como passatempo. Abrem empresas por identificar uma demanda de mercado e estão se perpetuando como empresárias de sucesso, sem espaço para amadorismo”, acrescenta. Prova da conquista definitiva desse espaço é o aumento da proporção de empreendedoras que sustentam suas famílias. Em 2001, 59% das empresárias complementavam a renda do marido no orçamento familiar. Dez anos depois, esse percentual baixou para 50%, enquanto a taxa das donas de negócio que são chefes de domicílio subiu de 27% para 37%. O estudo mostra ainda que as empresas comandadas por mulheres estão se mantendo mais no mercado. Na última década, subiu de 48% para 54% a taxa de empreendedoras com negócios em atividade há mais de cinco anos, frente à redução da proporção de empresárias que tocam empreendimentos com até dois anos de criação. Em 2001, esse índice estava em 30%, passando para 25% em 2011. A análise histórica por setor também confirma o avanço feminino no mundo dos negócios. A prestação de serviços e determinadas atividades do comércio, como lojas de vestuário e acessórios, concentravam 80% das donas de empresas no início da década passada. Passados 10 anos, mais seguras e escolarizadas, as mulheres despontaram na Indústria. Enquanto a proporção das empreendedoras com negócios em serviços caiu de 49% para 33%, a quantidade de mulheres que empreendem na indústria saltou de 9% para 19% do total de mulheres com negócios estabelecidos. As atividades industriais que mais atraem as donas de negócio são vestuário, que reúne 47% das empresárias da Indústria. A produção de artigos diversos, entre brinquedos e bijuterias, também desperta o interesse feminino e concentra 15% das empreendedoras do setor, seguido pelas indústrias de alimentos e bebidas, que agrupam 11% das donas de negócios industriais. Comércio e serviços ainda aglomeram 64% das empresárias, com destaque para salões de beleza, bares e lanchonetes e ambulantes e acessórios do vestuário.

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