INTERNACIONAL

EUA não está pronto para 'desconfinamento', diz ex-autoridade da saúde

Os Estados Unidos não têm condições de suspender o confinamento no país - adverte em uma entrevista à AFP Tom Frieden, ex-diretor dos Centros americanos para Prevenção e Controle de Doenças (CDCs) durante a Presidência do democrata Barack Obama

AFP
16/04/2020 às 14:19.
Atualizado em 31/03/2022 às 03:53

Os Estados Unidos não têm condições de suspender o confinamento no país - adverte em uma entrevista à AFP Tom Frieden, ex-diretor dos Centros americanos para Prevenção e Controle de Doenças (CDCs) durante a Presidência do democrata Barack Obama.

Frieden dirige agora a ONG Resolve to Save Lives e conversou com a AFP antes de o presidente Donald Trump apresentar, hoje, seu plano para reabrir a economia americana.

PERGUNTA: Como será o verão para os americanos?

A chave é bloquear o vírus por todos os lados, ou seja, com quatro coisas: a capacidade de realizar testes, o isolamento de todas as pessoas infectadas, um programa vigoroso e amplo de rastreamento de contato e quarentenas seguras e confortáveis para todos aqueles que estiveram expostos.

Se formos capazes de fazer essas quatro coisas, poderemos conter o vírus.

É inadequado se concentrar em uma data, em vez de [se concentrar] em conseguir estas quatro coisas. Temos de aproveitar o momento em que estamos fechados em casa para nos prepararmos.

P: Você disse que muitos testes aprovados pela Agência de Medicamentos (FDA) para a COVID-19 eram "lixo". Por que foram autorizados?

A FDA ainda não encontrou o ponto de equilíbrio adequado para sua homologação.

Produzir bons testes sorológicos [em busca de anticorpos] não é fácil, deve ser feito com rigor. E, basicamente, não sabemos se os anticorpos realmente estarão associados à imunidade. E, se for assim, por quanto tempo?

Ainda não sabemos muito sobre este vírus. Não é erradicável, não podemos eliminá-lo.

O que a China fez pode nos ensinar muito. Foram extraordinariamente proativos. Admitem que há casos assintomáticos. Fazem muitos testes, incluindo nos contatos e pessoas em quarentena, descobrem os casos assintomáticos.

Quando descobrem um caso, mas ignoram a fonte de contaminação, voltam até esta pessoas para encontrar os casos assintomáticos.

P: Os Estados Unidos estão equipados para o próximo período?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por