INTERNACIONAL

EUA recomenda cobrir rosto nas ruas para deter pandemia

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (3) novas recomendações do governo para que todos os americanos usem máscaras ao saírem às ruas para conter a disseminação do novo coronavírus

AFP
04/04/2020 às 00:07.
Atualizado em 31/03/2022 às 04:51

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (3) novas recomendações do governo para que todos os americanos usem máscaras ao saírem às ruas para conter a disseminação do novo coronavírus.

Trump disse durante coletiva de imprensa na Casa Branca que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) encorajaram as pessoas a usar qualquer cobertura facial, como echarpes, com esta finalidade e manter as máscaras cirúrgicas livres para os profissionais de saúde.

"Vai ser realmente uma coisa voluntária", ressaltou. "Vocês não precisam fazê-lo e eu estou escolhendo não fazê-lo, mas algumas pessoas podem querer fazê-lo e tudo ok", acrescentou.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, fez uma recomendação similar na quinta-feira aos moradores da cidade.

O CDC insiste na necessidade de cobrir o rosto quando se sai para fazer compras, quando é difícil manter o distanciamento social.

E publicaram um estudo que destaca casos de transmissão do vírus em Singapura por pessoas assintomáticas.

A medida representa uma mudança, pois as autoridades têm dito durante semanas, com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do CDC, que no era necessário usar máscara a menos que a pessoa tivesse sintomas de coronavírus.

Os EUA registraram nesta sexta-feira quase 1.500 mortos por coronavírus em um dia, marcando um novo recorde no mundo, segundo uma contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

Com 1.480 mortes entre quinta e sexta-feira, o número total de mortos no país desde o início da pandemia chega a 7.406, de acordo com o balanço da universidade.

A mudança de posição era esperada após altos funcionários de Saúde informarem à imprensa que havia evidência científica favorável ao amplo uso de máscaras.

Em entrevista à Fox News nesta sexta-feira, Anthony Fauci, chefe de doenças infecciosas do CDC, citou "informação recente de que o vírus pode ser transmitido simplesmente durante a fala".

Dias antes, Robert Redfield, também diretor da CDC, assinalou que até um quarto dos infectados com o novo coronavírus podem não apresentar sintomas.

Até o momento, o governo aconselhava apenas as pessoas doentes, pessoal médico e cuidadores de idosos a usar a máscara, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do CDC.

Agora o CDC insiste na necessidade de se cobrir o rosto quando se está na rua ou em qualquer outro local público, diante da dificuldade de se observar o distanciamento social.

Um estudo recente financiado pelo CDC e publicado no New England Journal of Medicine concluiu que o vírus SARS-CoV-2 pode permanecer no ar por até três horas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por