INTERNACIONAL

EUA restringe vistos para oficiais chineses suspeitos de abusos dos direitos humanos

Estados Unidos impôs restrições adicionais nesta segunda-feira (21) aos vistos de oficiais chineses suspeitos de abusos dos direitos humanos, anunciou o secretário de Estado Mike Pompeo, a mais recente ação em meio às altas tensões com Pequim

AFP
21/12/2020 às 15:52.
Atualizado em 23/03/2022 às 23:58

Estados Unidos impôs restrições adicionais nesta segunda-feira (21) aos vistos de oficiais chineses suspeitos de abusos dos direitos humanos, anunciou o secretário de Estado Mike Pompeo, a mais recente ação em meio às altas tensões com Pequim.

As novas restrições dizem respeito a "funcionários chineses acreditamos serem responsáveis ou cúmplices de políticas ou ações destinadas a reprimir praticantes religiosos e espirituais, membros de grupos étnicos minoritários, dissidentes, defensores dos direitos humanos, jornalistas, organizadores trabalhistas, organizadores da sociedade civil e manifestantes pacíficos", disse Pompeo em nota.

Familiares dos funcionários também podem ser alvos, acrescentou.

Washington já aumentou as restrições de visto contra funcionários e estudantes chineses nos últimos meses, como parte de uma campanha contra Pequim, que se tornou seu principal adversário estratégico.

O Departamento de Estado cancelou os vistos de mais de 1.000 estudantes e pesquisadores chineses supeitos de espionagem.

fff/to/st/aa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por