Outubro Rosa

Evento, na USF Bosques do Lenheiro 2, será aberto ao público

Ação na quarta-feira (4) debaterá o câncer de mama

José Ricardo Ferreira
03/10/2023 às 01:06.
Atualizado em 03/10/2023 às 01:06
A enfermeira Ermelinda e Jaime, ontem, durante divulgação do evento sobre prevenção do câncer de mama (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A enfermeira Ermelinda e Jaime, ontem, durante divulgação do evento sobre prevenção do câncer de mama (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Os Rotarys Clubes de Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizam amanhã (4), a partir das 9h, na USF Bosques do Lenheiro 2, a abertura do "Outubro Rosa" com palestra à população sobre os cuidados e prevenção ao câncer de mama. A palestra será ministrada pela enfermeira Ermelinda Esteves.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 1990.

O mês já é conhecido mundialmente como uma data marcada por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Objetivo da data é de levar o conhecimento sobre a doença e ressaltar as informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença.

Nesta mesma data comemora-se o dia do Agente Comunitário de Saúde. Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas, em domicílios e coletividades. É o elo entre a população e os profissionais da unidade.

Ermelinda destacou a importância da mamografia anual e dos exames de toque que devem ser feitos frequentemente pelas mulheres. Ela frisou que quando diagnosticado precocemente o câncer é combatido e as chances de curas são enormes.

"No Brasil, câncer de mama só perde para o câncer de pele nos casos de morte entre mulheres vítimas dessa doença", disse a enfermeira.

Ela também lembrou que o câncer de mama pode afetar homens, que também devem ficar atentos a essa enfermidade.

O rotariano Jaime Curcio disse que a ideia do Rotary é sempre colaborar com informações para a comunidade. "Divulgar e conscietizar", afirmou. A enfermeira palestrante também faz parte do Rotary.

O evento de amanhã na USF Bosques do Lenheiro 2 é aberto para todas as idades e pessoas de outras localidades, segundo reforçou Ermelinda.

Sinais
Entre os sinais de câncer de mama estão: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por