INTERNACIONAL

Ex-deputado de Hong Kong pede asilo nos Estados Unidos

O ex-deputado de Hong Kong e militante independentista Sixtus Leung anunciou nesta sexta-feira (11) que havia deixado a cidade e se refugiado nos Estados Unidos, onde pediu asilo político

AFP
11/12/2020 às 17:19.
Atualizado em 24/03/2022 às 04:15

O ex-deputado de Hong Kong e militante independentista Sixtus Leung anunciou nesta sexta-feira (11) que havia deixado a cidade e se refugiado nos Estados Unidos, onde pediu asilo político.

"Eu, Sixtus "Baggio" Leung... Declaro pela presente que rompo todos os meus vínculos com minha família em Hong Kong", declarou o militante em mensagem postada no Facebook.

A Haven Assistance, organização pró-democracia fundada por militantes de Hong Kong no exílio, informou que Leung deixou Hong Kong em 30 de novembro, que chegou aos Estados Unidos no dia seguinte e que decidiu pedir "asilo político" diante do clima de "dura perseguição" vivida no arquipélago.

Segundo a associação, Leung informou que foi privado de seu mandato de deputado e de seu direito de voto.

Leung defende a secessão de Hong Kong. Este ex-deputado e outro correligionário seu foram detidos por quatro semanas após terem tentado entrar no Parlamento, em 2016, sem autorização.

Os dois militantes não conseguiram nunca atuar como deputados, visto que as autoridades consideraram que não haviam jurado corretamente ao cargo, além de exibir bandeiras com o lema "Hong Kong não é China".

A China impôs no fim de junho uma lei severa de segurança nacional em Hong Kong, que controla severamente a vida política deste território semiautônomo, e que restringe especialmente o direito à manifestação.

yz/mtp/mr/ial/jz/mis/mvv

FACEBOOK

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por