INTERNACIONAL

Exército canadense relata 'condições horríveis' em lares para idosos com COVID-19

As condições nos lares para idosos afetados pela pandemia de COVID-19 são "profundamente preocupantes", segundo relatos de soldados que ajudam nessas instalações, informou nesta terça-feira (26) o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

AFP
26/05/2020 às 20:16.
Atualizado em 27/03/2022 às 22:18

As condições nos lares para idosos afetados pela pandemia de COVID-19 são "profundamente preocupantes", segundo relatos de soldados que ajudam nessas instalações, informou nesta terça-feira (26) o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Os militares canadenses enviaram tropas em abril para cinco casas de repouso em Ontário, a província mais populosa do país, para cobrir a grave escassez de pessoal durante o auge da pandemia.

Os soldados disseram que encontraram ambientes que descumpriam as medidas de controle de infecção e cuidados dos idosos, que, às vezes, eram vítimas de abuso.

Os relatórios apontam diferentes formas de maus-tratos, com os residentes "abandonados com fraldas geriátricas em camas sujas", pedindo ajuda, e, em outros casos, alimentados à força, causando asfixia.

"É profundamente perturbador", destacou Trudeau em entrevista coletiva. Depois de ler o relatório, "obviamente tive várias emoções: raiva, tristeza, frustração e dor", confessou. "Precisamos fazer um trabalho melhor para apoiar nossos idosos em seus cuidados de longo prazo em todo o país, durante esta pandemia e depois."

O relatório militar diz que um paciente teria se engasgado ao comer enquanto estava deitado, em um caso extremo, em que tentativas de reanimá-lo falharam.

Os soldados disseram ter encontrado "contaminação fecal significativa em vários quartos de pacientes" e fraldas sujas que causavam "lesões na pele". Os boletins médicos eram imprecisos e as famílias receberam informações incorretas.

Os residentes que deram positivo para o novo coronavírus foram autorizados a circular pelas áreas comuns das casas de repouso, aumentando o risco de transmissão da doença.

Também foi observado que enfermeiros e trabalhadores de apoio não trocavam suas máscaras e outros equipamentos de proteção individual durante horas, enquanto se deslocavam entre os quartos dos pacientes.

Os lares de idosos representam cerca de 80% de todas as mortes por COVID-19 no Canadá, um país de quase 37 milhões de habitantes, que registrou 6.700 falecimentos até esta terça-feira.

Cerca de 300 médicos e enfermeiros do Exército foram enviados para trabalhar nas casas de repouso de Ontário. Outros 1.500 foram para residências na província de Quebec.

amc/dw/gfe/rsr/lca/lb

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por