As exportações na Alemanha voltaram a registrar queda em maio, depois do retrocesso histórico de abril, enquanto a economia começa a sair do confinamento, de acordo com dados oficiais
As exportações na Alemanha voltaram a registrar queda em maio, depois do retrocesso histórico de abril, enquanto a economia começa a sair do confinamento, de acordo com dados oficiais.
A queda das exportações em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior e em dados brutos foi de 29,7%, a 80,3 bilhões de euros (91,2 bilhões de dólares).
Em abril o recuo foi de 31,1%, um recorde desde 1950.
Em dados corrigidos das variações sazonais, as exportações aumentaram 9% na comparação com o mês anterior, mas continuaram 26,8% inferiores ao nível prévio à crise, em fevereiro de 2020, informou a Agência Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis).
As exportações para países da UE caíram 29% em ritmo anual e em relação ao resto do mundo recuaram 30,5%.
As exportações para a China sofreram um retrocesso moderado, de 12,3%, porque a economia do gigante asiático conseguiu retomar as atividades antes.
"A economia terá que se concentrar em algo além das exportações para estimular o crescimento", disse Carsten Brzeski, economista do ING.
jpl/sl/pc/zm/fp