Este recurso eleva a produtividade, a eficiência e a qualidade do que é produzido, destaca montadora
Na linha de produção, eles podem trabalhar juntamente a humanos (Divulgação)
A Hyundai Motor Brasil incorporou novidades na fábrica de Piracicaba para a produção do novo Hyundai HB20. Dentre os destaques estão os robôs colaborativos, que são aqueles que podem trabalhar juntamente a humanos na linha de produção.
Este recurso eleva a produtividade, a eficiência e a qualidade do que é produzido, uma vez que combina a precisão dos equipamentos computadorizados com o olhar analítico dos profissionais envolvidos na montagem dos veículos. Sistemas de captação de imagens automatizadas também foram adotadas para prevenir imperfeições nas principais etapas da produção.
Para a produção de ferramentas que manuseiam algumas peças do carro, como a aplicação das logomarcas no porta-malas, impressoras 3D foram adquiridas para otimização dos recursos de chão de fábrica.
“Estamos trabalhando para trazer ferramentas ainda pouco exploradas no mercado para nossa fábrica em Piracicaba. A Hyundai tem a cultura da inovação em seus carros e não é diferente com os processos que antecedem o produto final. Desde os projetos que reduzem o impacto do nosso processo produtivo no meio ambiente, até ferramentas que potencializam a capacidade produtiva de nossa fábrica, nossa operação é planejada é executada com foco na flexibilidade para atender as demandas de mercado, o que tem se convertido em números, como a liderança geral do HB20 em vendas entre carros de passeio em 2021, e certamente entregará resultados ainda melhores com a nova linha de um dos carros mais queridos pelos brasileiros”, comenta Marcos Oliveira, vice-presidente de Produção da Hyundai Motor Brasil e Américas Central e do Sul.
A automação de processos também é destaque da planta piracicabana. A montadora trabalha com monitoramento em tempo real de todas as peças de cada linha e abastecimento imediato nas posições necessárias. A interligação de sistemas ocorre entre produção, estoque e fornecedores para que a produção mantenha ritmo constante.
As inovações da fábrica também abrangem o uso dos recursos naturais. No setor de Pintura, por exemplo, com a adoção de tintas à base de água, que permitem a aplicação do primer antes da secagem completa, foi possível se eliminar uma etapa de estufa, que resulta em importante redução do consumo de energia elétrica. Consequentemente, nas etapas de lavagem, um dos tanques também pôde ser dispensado. Apenas no ano de 2021, a Hyundai calcula ter economizado o equivalente a R$ 500 mil em consumo de água.
Atualmente a fábrica da Hyundai em Piracicaba conta com 2800 funcionários, em todas as etapas de produção. Para a produção do Novo HB20, a montadora estima ter sido realizado um investimento total de R$ 200 milhões, incluindo novas ferramentas, peças, fornecedores, melhorias, adaptações e novos processos.