INTERNACIONAL

FACTCHECK: desinformação marcou as eleições gerais na Bolívia

As eleições gerais na Bolívia, celebradas no domingo passado, foram marcadas pela desinformação que ofuscou as campanhas dos candidatos e perduraram durante o dia de votação

AFP
21/10/2020 às 21:27.
Atualizado em 24/03/2022 às 10:03

As eleições gerais na Bolívia, celebradas no domingo passado, foram marcadas pela desinformação que ofuscou as campanhas dos candidatos e perduraram durante o dia de votação. Confira a seguir os principais conteúdos checados pela AFP.

Uma captura de tela mostrando um suposto tuíte publicado pela presidente interina Jeanine Áñez, pedindo voto para o candidato da Comunidade Cidadã foi reproduzida nas redes sociais.

Mas ao submetê-la à Wayback Machine (uma ferramenta que permite revisar arquivos publicados em sites na internet) não foram encontrados respaldos à publicação. Adicionalmente, uma busca pela frase exata do suposto tuíte no Google tampouco resultou em coincidências.

Por outro lado, a conta oficial da presidente em fim de mandato é "Jeanine Añez Chavez", enquanto o nome na imagem que viralizou tem um acento no segundo sobrenome, mostrando incongruência.

"É uma montagem feita sobre um tuíte", disse à AFP Factual o vice-ministro de Gestão Comunicacional, Marco Julio. Um porta-voz da campanha de Carlos Mwesa, enquanto isso, também desmentiu a mensagem.

Veja mais em: http://u.afp.com/TuitAñezMesa

Era falsa a imagem que circulou do ex-presidente Carlos Mesa supostamente dando uma entrevista à Unitel com o texto "MURILLO ES Y PUEDE SER BUEN MINISTRO" (Murillo é e pode ser bom ministro) na tela, em alusão a Arturo Murillo, ministro do Governo (Casa Civil) de Áñez.

Foi uma montagem, feita a partir de artes do telejornal Telepaís, da Unitel, e uma entrevista que o candidato deu à Revista Cosas em 10 de outubro. Ali pode-se ver Mesa com a mesma roupa e no mesmo lugar em que aparece na imagem divulgada nas redes sociais.

Após ouvir a entrevista completa à revista, pôde-se confirmar que o candidato não se referiu a Murillo. Tampouco foram encontrados resultados ao se fazer uma busca exata no Google da frase "Murillo é e pode ser um bom ministro".

Assessores do partido Comunidade Cidadã também asseguraram à AFP que a imagem que viralizou é falsa.

Veja mais em http://u.afp.com/MesaMurillo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por