Universo Hospitalar

Farmácia garante o uso seguro dos medicamentos

Na Santa Casa de Piracicaba, atualmente, trabalham nove farmacêuticas e 110 funcionários, nas oito farmácias satélites e oito áreas de apoio

Da Redação
20/01/2023 às 06:00.
Atualizado em 20/01/2023 às 06:00

Parte da equipe de farmacêuticas da Santa Casa de Piracicaba (Divulgação)

O hospital, como muitos imaginam, pode ser chamado de uma ‘mini cidade’. Nele, muito além de enfermeiros, técnicos e médicos, há uma infinidade de profissionais que atuam para o seu funcionamento, dentre eles: o farmacêutico. Na Santa Casa de Piracicaba, atualmente, trabalham nove farmacêuticas e 110 funcionários, nas oito farmácias satélites e oito áreas de apoio.

Segundo explica a coordenadora do setor, a farmacêutica Juliana Prezotto de Castro Costa, a farmácia hospitalar é uma unidade do hospital que tem, dentre outros objetivos, garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos e responder à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados.

“O farmacêutico é responsável pela aquisição, armazenamento e a distribuição de medicamentos e produtos para saúde, sendo o seu trabalho, fundamental à recuperação ou tratamento do paciente, orientando o uso de medicamentos conforme sua eficiência e custo benefício, de acordo com cada caso”, explica.

Todos os medicamentos utilizados pela Santa Casa para o tratamento de seus pacientes são dispensados de acordo com a prescrição médica, por intermédio do sistema de dose unitária. Isso significa, de acordo com Juliana, que os medicamentos são separados, embalados e direcionados de forma personalizada ao paciente, de acordo com a dose e o horário prescritos pelo médico. Para atender a demanda, cerca de 13 mil itens são dispensados diariamente pelas farmácias do Hospital.

O farmacêutico hospitalar integra a equipe multiprofissional e garante que o medicamento correto seja fornecido ao paciente certo na dose e formulação mais adequadas.

“O hospital conta com uma estrutura de farmácia organizada que prima pela qualidade e garante não só o fornecimento de medicamentos na quantidade correta, mas cuida também de sua qualidade e do uso adequado e racional”, garante a coordenadora do setor.

Todo o trabalho desde a chegada de um medicamento, prescrição e dispensa do mesmo é controlado por meio do Sistema Hospitalar, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de farmácia.

“Além disso, todos os medicamentos que entram na Santa Casa passam por um processo permanente de controle de qualidade em atendimento às exigências de boas práticas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a exemplo da validação da temperatura na qual o medicamento foi submetido no ato de seu recebimento”, explica Juliana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por