INTERNACIONAL

Fed seguirá emprestando dinheiro de forma agressiva para apoiar a economia

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, afirmou que a instituição monetária continuará aportando liquidez à economia americana de forma agressiva para enfrentar o impacto da epidemia de coronavírus

AFP
26/03/2020 às 09:39.
Atualizado em 31/03/2022 às 06:21

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, afirmou que a instituição monetária continuará aportando liquidez à economia americana de forma agressiva para enfrentar o impacto da epidemia de coronavírus.

Ele reconheceu que a economia sofrerá uma forte desaceleração, mas indicou que o Fed pretende assegurar a recuperação proporcionando crédito, "o que seguiremos fazendo de forma agressiva".

"No que diz respeito ao crédito, não vamos ficar sem munições. Isto não vai acontecer", disse Powell ao canal NBC.

Em uma pouco frequente entrevista pública, o presidente do Fed citou uma situação incomum registrada nas últimas semanas, de como uma economia sólida parou abruptamente devido à pandemia de Covid-19.

"Poderíamos estar em recessão, mas se conseguirmos controlar o avanço do vírus de maneira suficientemente rápida, então poderemos retomar a atividade econômica, e queremos que esta retomada seja a mais vigorosa possível".

O Fed reduziu a zero a taxa básica de juros este mês e desde então adotou uma série de medidas, incluindo a compra ilimitada de dívidas hipotecárias e de títulos do Tesouro, assim como créditos a empresas e municípios. O objetivo final é manter o sistema financeiro em funcionamento.

Powell disse que, se for necessário, o Fed pode anunciar novas medidas.

"Ainda há margem de manobra em outros aspectos para apoiar a economia".

hs/dw/yow/fp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por