197ª edição

Festa do Divino: visita e bênção às casas

Grupo de devotos e festeiros percorrem a Rua do Porto, levando a Bandeira do Divino

Da Redação
12/07/2023 às 05:19.
Atualizado em 12/07/2023 às 05:19

Moradora recebe a visita da Bandeira do Divino: fé e tradição (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Cerca de 35 casas ribeirinhas e comércios receberam ontem a visita da Bandeira do Divino Espírito Santo, tradição que integra a programação da 197ª Festa do Divino, aberta no último domingo com a derrubada dos barcos nas águas do Piracicaba.

O grupo de devotos e os festeiros Adolpho Queiroz e Elisabete Bertolin, representando a sociedade piracicabana, chegavam às residências e entregavam a Bandeira do Divino para os moradores, que pecorriam os comôdos levando a bênção. Do lado de fora, o grupo permanecia em oração. A cantoria era feita na chegada e despedida.

“Sou 24 horas devota do Divino” disse uma moradora que recebeu a bandeira ontem à tarde. “Esse momento de entrar em minha casa com a bandeira é o melhor momento da minha vida. É uma bênção, uma paz, é tudo”, definiu.

O festeiro Adolpho Queiroz observou que a comunidade ribeirinha sempre teve um papel preponderante na festa. “A festa nasce aqui, na Rua do Porto”, observou durante a visita.

“Tem sido uma experiência fantástica de vida, fé e amor por uma das festas mais antigas e populares de Piracicaba”, disse. 

No restaurante, a equipe da cozinha preparava ontem o cardápio da festa: 800 quilos de frango, 400 quilos de pernil, uma tonelada de molho e leitoa. “Sou movida pela fé, faço tudo por amor”, disse Maria Helena, uma das voluntárias. Lizelda e Marta Sartori também trabalham há anos na festa. Elas ressaltam a fé e gratidão ao Divino Espírito Santo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por