INTERNACIONAL

Fran Jones, nascida com quatro dedos em cada mão, se classifica para o Aberto da Austrália

A tenista britânica Francesca "Fran" Jones, que nasceu com quatro dedos em cada mão, se classificou para seu primeiro torneio de Grand Slam, ao vencer a chinesa Lu Jia-jing na última rodada de classificação para o Aberto da Austrália

AFP
13/01/2021 às 18:55.
Atualizado em 23/03/2022 às 19:24

A tenista britânica Francesca "Fran" Jones, que nasceu com quatro dedos em cada mão, se classificou para seu primeiro torneio de Grand Slam, ao vencer a chinesa Lu Jia-jing na última rodada de classificação para o Aberto da Austrália.

Fran Jones, de 20 anos, afetada por uma anomalia do desenvolvimento embrionário, fazendo com que só tenha oito dedos nas mãos e sete nos pés, derrotou Lu com facilidade, por 6-0 e 6-1.

"Minha síndrome é muito rara. É complicada porque há muitos sintomas. Os meus são que tenho três dedos no pé direito, quatro no esquerdo e quatro em cada mão", explicou a jovem tenista em entrevista publicada no site da Federação Internacional de Tênis (ITF).

"Os médicos me disseram que eu não poderia jogar tênis. E minha reação foi: "Já que você disse isso, vou provar que estão errados", acrescentou ela com voz determinada.

Com seu triunfo sobre Lu, mais veterana (31 anos) e que ocupa uma posição melhor no ranking (número 200), a tenista nascida em Leeds, número 241 do mundo, se classificou para seu primeiro torneio de Grand Slam, o Australian Open, que começa no dia 8 de fevereiro.

Depois de eliminar a romena Monica Niculescu (144ª da WTA, ex-top 30) na primeira rodada do Aberto da Austrália, que acontece em Dubai por conta de restrições sanitárias, a britânica venceu depois a croata Jana Fett (209ª)

Até agora, Fran Jones, que tem a ambição de "se tornar um grande nome no esporte", havia fracassado duas vezes na primeira rodada das classificatórias de Wimbledon em 2018 e em 2019.

A doença genética que ela tem é uma forma de ectrodactilia, que se caracteriza por uma malformação dos membros, e gera "um grande problema de equilíbrio".

"Quando você tem menos dedos, fica mais difícil colocar peso nos pés", explica, especificando que por conta dessa doença tem maior risco de lesões.

gw/clv/psr/aam

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por