INTERNACIONAL

França torna ilegal grupo anti-imigração de extrema direita

O governo francês tornou ilegal nesta quarta-feira (3) o grupo de extrema direita Génération Identitaire, conhecido por suas ações midiáticas e polêmicas contra os imigrantes

AFP
03/03/2021 às 13:11.
Atualizado em 22/03/2022 às 10:55

O governo francês tornou ilegal nesta quarta-feira (3) o grupo de extrema direita Génération Identitaire, conhecido por suas ações midiáticas e polêmicas contra os imigrantes.

O decreto indica entre os motivos de sua dissolução o incitamento "à violência contra as pessoas por sua origem, raça e religião".

Salienta ainda que "pela sua forma e organização militar (...) pode ser considerada como sendo de caráter de uma milícia privada".

Foi o ministro do Interior, Gérald Darmanin, quem deu início ao procedimento de ilegalidade em meados de fevereiro, depois de uma ação contra imigrantes nos Pirenéus.

Criado oficialmente em 2012, esse pequeno grupo declara ter 2.800 membros, mas especialistas estimam que tenha no máximo 800 militantes e apoiadores.

Tornou-se conhecido há seis anos, ao ocupar as obras de uma mesquita em construção em Poitiers.

O grupo faz amplo uso dos meios de comunicação e das redes sociais para divulgar suas ideias e ações.

Seus membros defendem uma visão étnica e cultural da Europa branca e cristã que, em sua opinião, não pode ser assimilada ao Islã.

Por isso, defendem o retorno de todos os imigrantes aos seus países de origem.

meb/jz/bn

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por