INTERNACIONAL

Frente Polisário ameaça com 'escalada' no Saara

Um alto funcionário saarauí pró-independência ameaçou o Marrocos com uma "escalada" militar, neste domingo (24), horas depois de a Frente Polisário bombardear uma área sob controlo marroquino no disputado território do Saara Ocidental

AFP
24/01/2021 às 10:44.
Atualizado em 23/03/2022 às 21:19

Um alto funcionário saarauí pró-independência ameaçou o Marrocos com uma "escalada" militar, neste domingo (24), horas depois de a Frente Polisário bombardear uma área sob controlo marroquino no disputado território do Saara Ocidental.

"A guerra vai continuar e escalar. Todas as posições do Exército marroquino são alvos", proclamou Sidi Ould Loukal, porta-voz do Ministério da Defesa da República Árabe Saarauí Democrática (RASD), proclamada em 1976 pela Frente Polisário.

O status do Saara Ocidental, considerado um "território não autônomo" pela ONU na ausência de uma solução definitiva, opõe há décadas o Marrocos e os separatistas saarauis.

A Frente Polisário reivindica um referendo de autodeterminação previsto pela ONU nesta ex-colônia espanhola, enquanto o Marrocos, que controla mais de dois terços do território, propõe um plano de autonomia sob sua soberania.

Ontem à noite (23), os independentistas da Frente Polisário bombardearam a zona de exclusão de Guerguerat, no Saara Ocidental, sob controle marroquino. Rabat considerou o ataque uma "guerra de propaganda".

amb/agr/tp/zm/tjc/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por