Senna em Piracicaba

Fundição do busto do tricampeão da F-1 ocorreu na Fundiart

A obra de arte tem 3,5 metros de altura, pesa 550 quilogramas e está exposta no setor A, na reta principal do autódromo de Interlagos

José Ricardo Ferreira
17/11/2022 às 08:20.
Atualizado em 17/11/2022 às 08:21

Obra nas dependências da Fundiart, em Piracicaba, antes de ser transportada para Interlagos: homenagem ao campeão (Divulgação)

A escultura do piloto Ayrton Senna, inaugurada no último dia 9 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi fundida em Piracicaba. A responsável pela obra foi a artista plástica Lalalli Senna, sobrinha do tricampeão mundial da Fórmula 1. 

Senna morreu em 1º de maio de 1994, após um acidente no Grande Prêmio de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália.

A obra de arte tem 3,5 metros de altura, pesa 550 quilogramas e está exposta no setor A, na reta principal do circuito, como parte das comemorações pelos 50 anos do GP do Brasil de F1. Durante as provas do último domingo a obra foi apreciada pelo público.

Ela também poderá ser visitada nos dias que o autódromo for aberto aos visitantes.

A empresa Fundiart, em Piracicaba, é do atual presidente do Simespi (Sindicato patronal das indústrias metalúrgicas), o empresário Euclides Libardi. Foram 120 dias de intenso trabalho para concluir a fundição.

Ele contou ontem que Lalalli Senna já era cliente dele em outros serviços como um busto menor e um medalhão do Senna. “E aí em um belo dia ela teve a ideia de fazer este projeto grandioso. Ela tem um ateliê em São Paulo e me consultaram se eu conseguiria fazer e lógico topei a parada”, contou Libardi.
Como lembrou Libardi, o busto gigante foi a ampliação de uma peça em bronze produzida por Lalalli em 2019 e presenteada ao Papa Francisco no Vaticano.

De acordo com ele, a artista escolheu o modelo facetado. “E foi uma ideia muito feliz dela”, disse ele. O material, segundo ele, também foi uma escolha correta. Se fosse bronze, por exemplo, escureceria muito rapidamente e exigiria muita manutenção. “Foi optado pelo alumínio, que é mais leve. E ficou muito bom”, comemorou Libardi.

Segundo ele, foi um trabalho que teve uma “energia positiva desde o princípio até o dia da inauguração”. Libardi disse ainda que tudo deu certo desde a ideia a até a montagem.
“Um trabalho grandioso, bonito, me deixou muito orgulhoso. Um diferencial de ser um mito (o Senna) no Brasil. A coragem dela de fazer, confiar na fundição. E tocamos o barco”, declarou ele.

História

O busto de Senna é de um olhar sereno, e esboçando um sorriso. A obra foi batizada de "Nosso Senna". "Essa é uma homenagem especial para o legado eterno do Ayrton e teve o acompanhamento de perto de minha mãe, Viviane Senna, e minha avó, Dona Neyde, para que a gente pudesse ter o retrato mais fiel possível do meu tio", disse a artista, ao site do tricampeão.

Senna inciou sua carreira no kartódromo de Interlagos, hoje batizado com seu nome.
A partir de fevereiro de 2023, o local onde está instalado o busto ganhará atrações interativas. O público pode´ra acessar vídeos e ouvir playlists prediletas do piloto a partir da leitura de QR-Codes a serem instalados perto da obra e de seu entorno.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por