Hyundai 10 anos

Futuro promissor e a escolha do Brasil | + matérias

Executivos da montadora contam os critérios para se instalar em Piracicaba, integração e novos planos

Da Redação
20/09/2022 às 00:49.
Atualizado em 20/09/2022 às 01:33
Hyundai, a primeira montadora a entrar, em menos de cinco anos, para o seleto grupo das "Top 4" automotivas do Brasil. É reconhecida também como uma das melhores empresas para se trabalhar. Única do setor na lista dos Top 50 (Divulgação)

Hyundai, a primeira montadora a entrar, em menos de cinco anos, para o seleto grupo das "Top 4" automotivas do Brasil. É reconhecida também como uma das melhores empresas para se trabalhar. Única do setor na lista dos Top 50 (Divulgação)

Conversa com executivos que acompanham a trajetória da Hyundai em Piracicaba, desde o início de sua fixação na cidade, revelam detalhes desse movimento que resultou em uma empresa plenamente ajustada ao mercado brasileiro, capaz de dar respostas em tempo real às demandas do setor e que projeta um futuro de grandes realizações para a região, de forma integrada ao desenvolvimento social do município.

Como a Hyundai escolheu Piracicaba como sede de uma das suas unidades espalhadas pelo mundo?
Marcos Oliveira
- Primeiro, o Brasil foi escolhido por estar despontando entre os chamados BRICS ao final da primeira década dos anos 2000. Era parte da estratégia da Hyundai ter unidades produtivas em países emergentes e com grande potencial de mercado interno e de exportação. A Hyundai ampliou suas instalações industriais na Índia e na China, abriu uma fábrica na Rússia e, finalmente, construiu a fábrica brasileira em Piracicaba.

Piracicaba foi escolhida por contar com uma grande estrutura industrial em desenvolvida, possuir um Parque Tecnológico, e também por ter na cidade e região excelentes universidades, o que asseguraria capital humano de alta qualidade, tanto técnica como intelectual. Por fim, a cidade está muito bem posicionada logisticamente, com rodovias de fácil conexão com a capital do Estado, aeroportos e portos para importação e exportação.

Ricardo Martins - E, também, toda a atenção e empenho dos governos, municipal e estadual, e da agência de fomento Investe-SP foram fundamentais para viabilizar a escolha de Piracicaba como sede daquela que se tornou a sétima unidade industrial da Hyundai fora da Coreia do Sul. 

Como se deu o processo de instalação, com alocação de profissionais da Coreia do Sul e a transferência de tecnologia?
Ricardo Martin
- Uma grande quantidade de profissionais da Coreia do Sul participou ativamente da construção da fábrica, da instalação dos equipamentos e do treinamento dos profissionais brasileiros. Diversos times de brasileiros foram enviados para treinamento na Coreia do Sul. Essa transferência de tecnologia foi, sem dúvida, uma das maiores já vista em Piracicaba. Muitos dos novos funcionários, alguns bem jovens, recém-formados, tiraram o passaporte no momento de viajar para a Coreia!

Marcos Oliveira - Um caso interessante que ilustra bem aquele momento foi o treinamento de funcionários brasileiros lá na Coreia em uma prensa gigante, de 2,3 mil toneladas, que estampava as peças da carroceria do HB20. Após o treinamento, aquela mesma máquina foi desmontada e enviada para o Brasil. Os funcionários treinaram na Coreia na mesma máquina em que viriam a trabalhar aqui no Brasil.

Joel Anjos - Um ponto importante no processo de transferência de tecnologia é que os valores da marca foram traduzidos em pilares que são os nossos "Core Values", os quais foram disseminados em toda a organização. Isso resultou, por exemplo, no reconhecimento da Hyundai pela consultoria Great Place to Work Brasil como uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil, além de diversas premiações da imprensa especializada para os produtos que fabricamos. Isso é, sem dúvida, um sinal muito positivo de que a nossa relação entre Brasil e Coréia foi bem-sucedida. 

Houve em um primeiro momento a necessidade de aproximar o Brasil da Coreia, para conhecimento mútuo, uma vez que se tratavam de culturas diferentes.
Ricardo Martins
- Sim, foi um dos pontos mais bem cuidados por toda a direção da Hyundai, tanto no Brasil como na Coreia. Inúmeros programas de "cross culture" foram implementados para brasileiros e coreanos, o que incluía até mesmo o estudo dos respectivos idiomas e costumes. Renomados especialistas em relações trabalhistas dos dois países foram chamados para participar desse projeto e realizamos na Coreia e no Brasil duas edições anuais do KOBAF - Korea & Brazil Automotive Labor Forum, que incluía também representante do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba. Hoje, quando comemoramos 10 anos de Hyundai, temos orgulho de ser coreanos, orgulho de ser brasileiros, orgulho de ser Hyundai!

Hoje, a Hyundai Piracicaba está consolidada na cidade, desenvolve trabalhos sociais com o governo municipal e Seul tornou cidade irmã de Piracicaba. Como vocês analisam esse processo histórico?
Ricardo Martins
- A integração foi rápida e eficiente e Piracicaba recebeu a Hyundai de maneira muito amigável e calorosa. Temos essa irmandade entre as duas cidades, Piracicaba e Seul, e temos também um grande trabalho realizado pela Hyundai de Piracicaba para com a cidade.

Foram diversas ações sociais ao longo desses 10 anos que sempre focaram em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos piracicabanos antes mesmo de a fábrica ser inaugurada. Por exemplo, desde 2010 a Hyundai patrocina a Festa das Nações e doa um automóvel 0km como prêmio da rifa beneficente do evento, cujos recursos são destinados ao Fundo Social de Solidariedade (Fussp) e distribuídos às instituições sociais participantes. Além disso, motivamos o engajamento dos nossos funcionários, parceiros e a sociedade em geral, para que contribuam e participem do evento.

Outro projeto de destaque é o Sorriso Cidadão, que desde 2014 leva tratamentos odontológicos gratuitos a crianças da rede municipal pública de Piracicaba e demais cidades do entorno, atingindo até hoje mais de 62 mil atendimentos. Mais recentemente, em 2015, iniciamos o patrocínio à Orquestra Sinfônica de Piracicaba, que mensalmente realiza concertos gratuitos e promove atividades de educação musical a estudantes da rede pública municipal de ensino da cidade.

E, desde o ano passado, a Hyundai também apoia projetos sociais de instituições cadastradas no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca), ampliando sua atuação social na cidade.
Joel Anjos
- Além dos trabalhos sociais, tivemos importantes atividades educacionais, como o evento Geração Inovação, no qual a Fatec de Piracicaba participou conosco e o resultado foi tão impactante na comunidade que hoje temos vários funcionários ex-alunos da Fatec e, dentre eles, alguns já em cargos de liderança. Eles foram atraídos pelo interesse em conhecer a cultura de inovação da Hyundai.

Com a fábrica de motores, fecha-se praticamente uma cadeia produtiva completa. O que faltaria para uma fábrica coreana com produção 100% piracicabana? Ou seja, o que continuaremos importando da matriz?
Joel Anjos
- A Hyundai entende o potencial que o mercado oferece e busca crescer de maneira sustentável, sem renunciar à ambição perante as oportunidades. Piracicaba produziu em 2021 o automóvel mais vendido do Brasil, o HB20. E agora irá produzir na mesma planta motores que irão equipar esse modelo. A nova fábrica é uma das ferramentas que teremos para seguir crescendo e encarando os desafios do setor. Além da tecnologia aplicada, que está alinhada aos conceitos de indústria 4.0, a produção de motores locais assegura o foco na qualidade que é marca registrada da Hyundai no mundo.

Essa fábrica de motores é mais um passo importante da Hyundai aqui em Piracicaba e reafirma nosso compromisso com a cidade e com o Brasil, principalmente quando vemos outras empresas reduzindo ou mesmo encerrando suas atividades no País. Vamos gerar mais empregos e contribuir ainda mais para a arrecadação de recursos para a cidade. Neste momento, a fábrica vai produzir localmente o motor 1.0 aspirado que equipa determinadas versões do HB20. Os outros dois motores, o 1.0 Turbo e o 2.0, continuarão sendo importados da Coreia. 

O que significam 10 anos de Hyundai em Piracicaba?
Marcos Oliveira - A operação industrial começou no Brasil em 20 de setembro de 2012 e já contabiliza mais de 1,7 milhão de veículos fabricados. Nesta primeira década, estabelecemos importantes marcos na indústria e no mercado automotivo nacionais. Em 2016, rompemos com mais de 40 anos de hegemonia das fabricantes mais tradicionais e conquistamos a quarta posição em vendas nacionais, tornando a Hyundai a primeira montadora a entrar, em menos de cinco anos, para o seleto grupo das "Top 4" automotivas do Brasil. Já em 2018, registramos novo recorde nacional para a produção de 1 milhão de veículos: apenas cinco anos e 10 meses.

Desde o início das operações, a Hyundai é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar. Atualmente, segundo a consultoria Great Place to Work Brasil, a Hyundai está entre as 150 melhores empresas do País, posicionando-se como a fabricante de veículos melhor colocada e a única do setor na lista dos Top 50.

Das linhas de montagem piracicabanas saem dois dos maiores sucessos do mercado automotivo nacional: o compacto Hyundai HB20, veículo de passeio mais vendido em 2021 e atual líder no acumulado deste ano, e o SUV Hyundai CRETA, que trouxe para a categoria itens de conforto, sofisticação e segurança encontrados apenas em segmentos superiores.
Por tudo isso e muito mais, todos nós temos um orgulho muito grande em fazer parte da Família Hyundai e ter podido contribuir com o crescimento da cidade e do País.

Quais as perspectivas da multinacional para o mercado Brasileiro e da América do Sul?
Marcos Oliveira - Seguiremos fortes com nossas operações locais e pretendemos ampliar os mercados de exportação na região. Desde 2019, a Hyundai no Brasil é o centro de coordenação comercial para as Américas Central e do Sul. Com isso, administramos as vendas, exportação e importação de mais de 40 mercados na região.

Em breve, vocês verão mais novidades que não podemos informar agora. São novidades que confirmam o espírito empreendedor da Hyundai, que há 10 anos escolheu Piracicaba para instalar sua fábrica brasileira e que, a cada ano, continua inovando nos produtos e principalmente nos seus processos, reafirmando a Fábrica de Piracicaba como um ponto de referência e de visita para várias empresas e entidades. Assim, vamos fortalecer ainda mais a trajetória de sucesso e parceria com nossos funcionários, fornecedores, concessionários e a comunidade em que estamos inseridos.

Uma parceria sólida e digna de reconhecimentos, não?
Joel Anjos
- Gostaríamos de agradecer todo a apoio e parceria que temos recebido em Piracicaba, tanto das autoridades como de todos com que temos contato. Cada HB20, cada Creta e, agora, cada motor que sai das linhas de montagem piracicabanas nos enche de muito orgulho e queremos sempre compartilhar esse orgulho com a comunidade local, nossos funcionários e seus familiares.

Que os próximos dez anos sejam também de muito sucesso para a Hyundai, para Piracicaba e para todos nós!

Mais sobre os 10 anos da Hyundai em Piracicaba:

Olhar otimista da diretoria do Simespi para um setor consolidado

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por