INTERNACIONAL

GameStop: um novo tipo de rebelião contra os barões de Wall Street?

Wall Street foi o palco de um fenômeno surpreendente: em algumas sessões, as ações das lojas de videogame GameStop subiram a um ritmo desconcertante, uma alta impulsionada por um grupo de operadores em uma cruzada contra o sistema

AFP
29/01/2021 às 08:33.
Atualizado em 23/03/2022 às 19:17

Wall Street foi o palco de um fenômeno surpreendente: em algumas sessões, as ações das lojas de videogame GameStop subiram a um ritmo desconcertante, uma alta impulsionada por um grupo de operadores em uma cruzada contra o sistema.

Confira a seguir uma retrospectiva sobre uma "rebelião" no mercado de valores que ilustra a luta entre os investidores jovens e os magnatas das finanças quase dez anos depois do movimento de protesto Occupy Wall Street.

Referência histórica para os entusiastas dos videogames, as lojas GameStop estão longe de oferecer um modelo radiante de crescimento em uma era em que as compras online, os downloads e os jogos remotos superaram as vendas físicas.

Devido a estas dificuldades financeiras, as ações do grupo estão entre as mais atacadas em Wall Street pelas vendas em "short" (a descoberto).

Esta prática, comum em grandes fundos de investimento, consiste em vender antecipadamente ações apostando em uma queda de seus preços com a finalidade de recomprá-las mais barato em data posterior, obtendo assim um ganho substancial.

Mas um grupo de "traders" que operam na bolsa, ansiosos por apostas financeiras arriscadas, propôs se opor a grandes nomes das finanças que vendem em "short" e começaram a comprar maciçamente ativos da GameStop para inflar seu preço.

Com três milhões de assinantes, o fórum WallStreetBets, do site Reddit, onde os usuários da internet se vangloriam de seus feitos ou, com mais frequência, de seus apuros na bolsa com memes e brincadeiras ousadas, foi a ferramenta principal usada neste movimento sem precedentes.

Resultado: na sexta-feira passada, a ação da GameStop (GME na bolsa de Nova York) ganhou mais de 50%. E foi só o começo.

Diante dessa alta repentina, os fundos que tinham apostado na baixa da GME tiveram que recomprar as ações para limitar suas perdas, provocando um "short squeeze" (ou "recompra forçada"), que aumentou ainda mais o preço da ação.

A GameStop subiu 18% na segunda-feira, depois 93% na terça e nada menos que 135% na quarta.

Os membros do WallStreetBets ficaram eufóricos.

Alguns veículos americanos falaram, inclusive, de uma rebelião contra o sistema.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por