INTERNACIONAL

Gantz anuncia investigação em Israel de aliados de Netanyahu

O ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, anunciou a criação de uma comissão governamental para investigar um caso de venda de submarinos alemães a Israel, que envolve pessoas próximas ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu

AFP
23/11/2020 às 09:29.
Atualizado em 24/03/2022 às 02:03

O ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, anunciou a criação de uma comissão governamental para investigar um caso de venda de submarinos alemães a Israel, que envolve pessoas próximas ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

O anúncio ocorre em meio às tensas relações entre Gantz, líder do partido centrista "Azul-Branco", e Netanyahu, seu rival político de longa data com quem assinou um acordo de coalizão governamental.

A polícia israelense suspeita de corrupção de oficiais civis e militares na venda de submarinos militares da gigante industrial alemã ThyssenKrupp por cerca de 2 bilhões de dólares.

Uma comissão governamental publicará suas conclusões sobre o caso dentro de quatro meses, disse o ministério da defesa em um comunicado.

Entre as personalidades supostamente implicadas neste caso está o advogado de Netanyahu, David Shimron.

Na campanha eleitoral das últimas eleições legislativas da última primavera, Benny Gantz acusou diretamente Netanyahu, que já é acusado de corrupção em três casos, de ter embolsado 16 milhões de shekels (4,65 milhões de dólares) com a venda desses submarinos.

O procurador-geral de Israel, porém, estimou que não há razão para abrir uma investigação criminal contra Netanyahu neste assunto.

Aliados de Netanyahu dentro do Likud, seu partido de direita, acusou Gantz de usar este assunto para fins eleitorais.

dms/cgo/feb/me/zm/cc

THYSSENKRUPP

Twitter

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por