INTERNACIONAL

Genevieve enfraquece e vira tempestade tropical na costa mexicana

Genevieve, até então um furacão, perdeu força e foi rebaixada a uma tempestade tropical nesta quinta-feira (20), ao passar pelo sul da Península de Baja California, no Pacífico mexicano, onde causa fortes chuvas e ondas altas

AFP
20/08/2020 às 19:47.
Atualizado em 25/03/2022 às 15:59

Genevieve, até então um furacão, perdeu força e foi rebaixada a uma tempestade tropical nesta quinta-feira (20), ao passar pelo sul da Península de Baja California, no Pacífico mexicano, onde causa fortes chuvas e ondas altas.

De acordo com o último relatório do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), às 15h do horário de Brasília Genevieve estava a 120 km do resort de Cabo San Lazaro.

O fenômeno, que na terça-feira alcançou a categoria 4 na escala Saffir Simpson, de um máximo de 5, registrou ventos máximos sustentados de 115 km/h e deve se manter longe da costa do México, embora suas faixas de nuvens estejam sobre o território mexicano.

Segundo o NHC, nesta quinta e sexta-feira a tempestade permanecerá paralela à península para, no fim de semana, enfraquecer e se afastar da terra.

"Suas faixas de nuvens causam chuvas torrenciais na Baja California Sul e chuvas intensas em Sinaloa, além de ventos muito fortes e ondas altas nas costas desses estados", alerta o Serviço Meteorológico do México.

A passagem de Genevieve causou danos materiais leves na Baja California Sur, cortes de energia e, no município de Los Cabos, cerca de 1.200 pessoas que viviam em uma zona de risco tiveram que ir para abrigos.

Na terça-feira, no que as autoridades consideram um ato de "imprudência", noticiou-se que uma adolescente e um salva-vidas se afogaram em Los Cabos. A jovem entrou no mar apesar da proibição imposta pela passagem do furacão. Ela foi arrastada por uma corrente e um salva-vidas que foi ajudá-la também morreu.

sem/rsr/ic

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por