Companheirismo

Governador do Rotary apresentou o cenário rotariano

Sérgio Minniti Igreja visitou Gazeta e apresenta projetos do clube de serviços

Romualdo Cruz Filho
10/10/2022 às 05:52.
Atualizado em 10/10/2022 às 05:52
Sérgio Minniti Igreja, segundo da esquerda para a direita, e companheiros rotarianos (Joacir Cury/Gazeta de Piracicaba)

Sérgio Minniti Igreja, segundo da esquerda para a direita, e companheiros rotarianos (Joacir Cury/Gazeta de Piracicaba)

Em visita à Gazeta, na tarde de sexta-feira (7), Sérgio Minniti Igreja, governador do Distrito 4.621 do Rotary Club, seguindo protocolo da entidade de fortalecer diálogo com a imprensa local, apresentou o cenário rotariano e os projetos desenvolvidos em Piracicaba pelos seus clubs.

Ele recorda que no período pandêmico, em que a recomendação era para que todos permanecessem em casa, os rotarianos estavam em ação.

"Uma das principais iniciativas da entidade, na ocasião, não foi apenas incentivar a vacinação dos idosos em casas de repouso, como também fornecer material para que elas ocorressem de fato. Gastamos cerca de R$ 250 mil na aquisição de vacinas contra a Covid e compra de equipamentos de proteção, como face shields, por exemplo. Ação desenvolvida com apoio do Rotary Club Internacional", disse ele.

Outro projeto social que a Igreja destacou foi o investimento de R$ 600 mil, para a expansão da Cooperativa do Reciclador Silidário. Os equipamentos já foram comprados e devem ser instalados em breve. "Aprovado pela entidade, o investimento vai permitir um aumento de cerca de 20% dos associados. Esse recurso foi subsidiado pela Fundação Rotária (Rotary Foundation), por se tratar de um projeto sustentável, que hoje beneficia 40 cooperados e seus familiares, um investimento auditado pelos Consultores Técnicos da Fundação Rotária (Cadre)". 

Sua visita à cidade estava relacionada também a demonstrar a união rotariana. "É praxe a visita à imprensa após reuniões internas dos clubes, com a finalidade de motivar e fortalecer seus membros, ficar a par da realidade de cada um deles, como está o quadro associativo, conhecer seus projetos, fortalecer o companheirismo e ajudar no que for possível", explicou Igreja. No distrito 4.621 há 86 Ratary Club, representando 50 cidades do Sudeste de São Paulo. Em Piracicaba são seis clubes, com uma média de 15 associados cada.

"Nosso plano é ampliar o número de associados e recuperar muitos deles, que deixaram de participar dos nossos encontros e atividades por vários motivos: a pandemia, questões econômicas decorrentes da Covid-19, idade avançada, enfim. Essa recomposição dos membros dos clubs já vem ocorrendo e pretendemos alcançar a nossa meta de expansão, porque tem havido também uma melhora socieconômica no país".

Maurício Macchi, presidente do Rotary Paulista, e Érico Cesar Bisson, governador assistente das áreas 8 e 9, composta por clubs de Piracicaba, explicaram que os associados do Rotary representam profissões e é uma norma interna não repetir quadros que fazem parte da mesma profissão em cada club. "Por isso a dificuldade maior de ampliarmos o número de participantes", disseram.

Além de Igreja, Bisson e Macchi, integravam a comitiva o presidente do Rotary Piracicaba, Argos Sasso e Leila Maria Simão, presidente do Rotary Clube São Dimas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por