A primeira etapa das obras de reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris começou nesta segunda-feira (3) com a cuidadosa transferência do console do grande órgão sinfônico para uma base e sua descida ao chão, treze metros abaixo
A primeira etapa das obras de reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris começou nesta segunda-feira (3) com a cuidadosa transferência do console do grande órgão sinfônico para uma base e sua descida ao chão, treze metros abaixo.
"É uma fase muito delicada, para nós uma fonte de grande preocupação", confessou Christian Lutz, consultor técnico de monumentos históricos, que realizará o trabalho ao lado de Mario d"Amico, artesão de órgãos e mestre em artes plásticas.
A tranquilidade emanava de seus rostos após a primeira operação bem-sucedida, que foi mais complicada do que o esperado.
O console é um posto de condução de tamanho modesto em relação a todo o instrumento, mas é crucial: cinco teclados para as mãos, um teclado de pé e 115 controles.
Sua transferência é apenas o começo dessa "obra dentro da obra" que deve ser concluída a tempo de se celebrar com música um Te Deum na catedral em 16 de abril de 2024, dentro do prazo previsto de cinco anos após o incêndio pelo presidente Emmanuel Macron.
O órgão de Notre-Dame, o maior da França, ressoa desde 1733. Sua restauração não apresenta problemas técnicos intransponíveis, mas é complexa pelas dificuldades de obra muito vasta.
O órgão majestoso foi salvo do fogo em 15 de abril de 2019, mas estava coberto de poeira e chumbo. E foi afetado por ondas de calor.
A parte mais difícil do trabalho será "desmontar cada um dos 8.000 tubos dos 115 comandos do instrumento" para limpá-los, enfatiza o general Jean-Louis Georgelin, presidente do estabelecimento público encarregado da restauração de Notre-Dame. Essa fase começará em 24 de agosto.
Alguns têm dez metros de altura, outros, do tamanho de uma caneta esferográfica. Há algumas peças góticas e outras são dos séculos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI.
"Preparamos essa operação meticulosa com muito tempo e planejamos para que o grande órgão possa soar em 16 de abril de 2024", ressalta o amante da música em geral, que se mobilizou a favor da "voz" da catedral.
Para tornar isso possível, um andaime especial muito alto teve que ser instalado em junho para alcançar todos os tubos.
Na manhã desta segunda-feira, foi realizado o início do desmonte: quatro artesãos de órgãos ajudados por pedreiros moveram o console de carvalho de 500 kg que colocaram sobre uma paleta, evitando sua oscilação. Depois o inseriram em um poço condicionado no andaime para operar sua descida.
Os artesãos do órgão contiveram a respiração quando a descida começou e o console colidiu com as barras, obrigando que fosse constantemente desbloqueado. Ele chegou ao chão sem problemas. Tudo em apenas 25 minutos.
A remoção do console libera o espaço necessário para instalar uma base no pé do órgão, onde os tubos podem ser limpos sem que seja necessário abaixá-los. O andaime terá que ser aumentado para instalar a base.