INTERNACIONAL

Hanan Ashrawi deixa OLP e pede renovação da liderança

Uma das principais figuras da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Hanan Ashrawi, anunciou nesta quarta-feira (9) a sua demissão e pediu o rejuvenescimento da liderança

AFP
09/12/2020 às 18:19.
Atualizado em 24/03/2022 às 03:59

Uma das principais figuras da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Hanan Ashrawi, anunciou nesta quarta-feira (9) a sua demissão e pediu o rejuvenescimento da liderança.

Membro do Executivo da OLP, Hanan apresentou sua demissão no fim de novembro ao presidente Mahmud Abbas, 85, em forma de protesto pela retomada da coordenação entre israelenses e palestinos após seis meses de pausa, segundo a imprensa local. O presidente aceitou hoje a demissão, segundo a agência de notícias Wafa.

Hanan pediu uma "reforma" da OLP, a organização que reúne diferentes facções palestinas e que assinou os acordos de paz de Oslo com Israel nos anos 90.

"O sistema político palestino precisa de uma renovação e da incorporação dos jovenes, das mulheres e de profissionais qualificados", declarou esta figura da OLP, hoje com 74 anos.

Hanan Ashrawi celebrou em setembro as negociações entre os partidos rivais Fatah e Hamas, que anunciaram seu compromisso de organizar as primeiras eleições na Palestina em 15 anos, sem data definida. As duas facções também discutiram sua vontade de "reconciliação", a fim de denunciar "a uma só voz" o plano de Trump para o Oriente Médio e a normalização das relações entre Israel e os países árabes.

gl/mib/hj/grp/mb/aa/lb

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por