Helinho Zanatta ressalta que a reunião com o governador Tarcísio de Freitas evidencia o esforço conjunto para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba
Governador Tarcísio de Freitas e Helinho Zanatta conversaram sobre demandas da RMP (Divulgação)
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, recebeu na última segunda-feira (10) o deputado estadual e vice-presidente da Alesp, Helinho Zanatta (PSC), para discutir demandas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). O encontro teve como objetivo apresentar sugestões de propostas e projetos voltados ao desenvolvimento da região e à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Dentre elas, a implantação em Piracicaba do Hospital Metropolitano da Mulher, a antecipação de obras da segunda etapa do Anel Viário e a pavimentação de vicinais na cidade e região.
O governador demonstrou apoio aos projetos apresentados e garantiu que solicitará aos secretários estaduais que analisem as propostas detalhadamente.
"O deputado trouxe preocupações para a região e sugestões de projetos. Questões relacionadas à saúde da mulher, que é uma prioridade de nosso governo, bem como questões relacionadas à infraestrutura viária. Vamos estudar a possibilidade de antecipação das obras do Anel Viário. E também a possibilidade de pavimentação de vicinais, que ajudam na melhoria da mobilidade e escoamento da produção. Sabemos que essa é uma região próspera e precisa de infraestrutura", declarou o Tarcísio de Freitas.
Sobre o Hospital Metropolitano da Mulher, Helinho explicou que, recentemente, o governador Tarcísio inaugurou o Hospital da Mulher de São Bernardo do Campo, que substituiu o Hospital Universitário. Com nova e moderna infraestrutura, o novo hospital vai garantir atendimento das mulheres nas áreas de ginecologia e obstetrícia e também na prevenção de câncer. O deputado entende que a RMP precisa também ter um hospital com esse porte, porque conta com cerca de 1,5 milhão de habitantes e na sua maioria, mulheres.
O deputado também pediu a antecipação da segunda etapa do Anel Viário. Helinho explicou que na concessão PIPA (Piracicaba/Panorama) existe no contrato a execução dessa e de outras obras, com prazo de 10 anos. Porém, já se passaram 4 anos e, desde a assinatura da concessão, em Piracicaba e São Pedro – essa cidade na gestão do prefeito Helinho Zanatta – existia uma expectativa da antecipação dessa obra (14,5 km). Como também o Anel de Contorno São Pedro/Águas de São Pedro. O governador assumiu o compromisso de estudar o pedido, entendendo que essa obra viária também deve ser levada adiante para o avanço da RMP.
Sobre a pavimentação ou recuperação de vicinais na cidade e região, que é um pedido de lideranças rurais e vereadores de alguns trechos da Zona Rural de Piracicaba, o deputado explicou que a RMP tem forte produção agrícola e precisa garantir ao produtor o escoamento permanente de seus produtos. Ele pediu ao governador que estude a possibilidade de Piracicaba receber cerca de 30 km de pavimentação de vicinais da região de Artemis até a Rodovia do Açúcar, passando pela Piracicaba/Anhumas.
Mesmo sendo previsto numa próxima etapa a continuidade do Anel de Contorno de Piracicaba, atendendo essa região da cidade, as obras nas vicinais trarão melhorias. “Vamos garantir assim ao produtor rural boas vias para escoar os seus produtos agrícolas, como também atender aos moradores desses bairros ou regiões rurais”, explicou Helinho.
Helinho Zanatta ressalta que a reunião com o governador Tarcísio de Freitas evidencia o esforço conjunto para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba. Sua expectativa é de que a parceria resulte conquistas para a saúde, infraestrutura e mobilidade, beneficiando diretamente a população local e fortalecendo a região como um todo.