INTERNACIONAL

Holanda expulsa dois diplomatas russos por espionagem

As autoridades holandesas expulsaram dois diplomatas russos, após a descoberta de uma rede de espionagem em seu território - informou o Serviço de Inteligência holandês (AIVD) em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (10)

AFP
10/12/2020 às 16:19.
Atualizado em 24/03/2022 às 04:08

As autoridades holandesas expulsaram dois diplomatas russos, após a descoberta de uma rede de espionagem em seu território - informou o Serviço de Inteligência holandês (AIVD) em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (10).

Ambos os cidadãos russos trabalhavam por conta do SVR, o Serviço de Inteligência Exterior russo, e haviam sido acreditados na Holanda como diplomatas de sua embaixada, acrescentou o AIVD.

"O Serviço Geral de Inteligência e Segurança (AIVD) pôs fim às recentes operações realizadas por um oficial do Serviço de Inteligência russo, SVR", diz a nota.

Este homem é acusado de ter instaurado uma "importante rede de fontes que trabalham, ou trabalhavam, exclusivamente no setor de altas tecnologias", acrescenta o texto.

As autoridades holandesas também acusam um segundo homem, descrito como um "oficial de Inteligência russo", de ter desempenhado "um papel de apoio" ao primeiro.

Os dois foram declarados "persona non grata" no país.

dk-jhe/str/age/mb/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por