Área hospitalar

Homenagem à Farmacêutica do Ano

Reconhecimento à Juliana Castro, coordenadora da Santa Casa de Piracicaba

Da Redação
25/09/2024 às 07:05.
Atualizado em 25/09/2024 às 07:05
Reconhecimento a Juliana Castro destaca contribuição da profissional na gestão de medicamentos e no cuidado ao paciente (Divulgação)

Reconhecimento a Juliana Castro destaca contribuição da profissional na gestão de medicamentos e no cuidado ao paciente (Divulgação)

No próximo dia 27 de setembro, às 19h, a Câmara Municipal de Piracicaba realizará uma reunião solene para a entrega do título de “Farmacêutico do Ano” a sete profissionais da área. Entre os homenageados, destaca-se Juliana Prezotto de Castro Costa, coordenadora do Departamento de Farmácia da Santa Casa de Piracicaba, escolhida para receber a honraria em reconhecimento ao seu trabalho na área hospitalar.

A propositura que institui o Dia do Farmacêutico na Câmara, de autoria do vereador Gilmar Rotta, destaca a importância do papel dos farmacêuticos na promoção da saúde. Juliana, formada em Farmácia pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) em 2003, possui quase 16 anos de experiência na área hospitalar e já coordenou o curso técnico de farmácia na Enfermap. Sua trajetória inclui experiências em drogarias e farmácias de manipulação, além de formação em acupuntura.

Na Santa Casa de Piracicaba, Juliana lidera uma equipe de nove farmacêuticos, que, junto a 105 funcionários, gerencia as atividades relacionadas à produção, controle e distribuição de mais de 210 mil medicamentos mensais. A instituição adota rigorosos procedimentos de controle, conforme estabelecido pela Portaria 344, que regula a gestão de medicamentos e materiais médico-hospitalares.

Juliana enfatiza a importância da gestão de estoque, que envolve desde a aquisição até a dispensação dos medicamentos. Este processo assegura que os medicamentos sejam administrados de forma segura e eficaz aos pacientes internados. De acordo com a coordenadora, a transparência é fundamental, evidenciada pelo envio trimestral de relatórios à Vigilância Sanitária sobre a movimentação dos psicotrópicos.

Além de Juliana, outros profissionais de farmácia que atuam em outros segmentos também serão homenageados, incluindo Eliane Messias Rodrigues, Ana Paula Dezan Antunes, Maria Ondina Paganelli e Ana Raquel Passari Faggin de Castro, reconhecendo a contribuição de cada um na promoção da saúde em Piracicaba. A premiação destaca a colaboração entre farmacêuticos e equipes multiprofissionais, essencial para garantir um cuidado integral ao paciente.

"Receber este reconhecimento é uma honra e reflete o trabalho em equipe e a dedicação de todos os profissionais do Setor de Farmácia na Santa Casa, que se empenham diariamente para garantir a segurança dos pacientes", disse a homenageada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por