Engenheiro agrônomo

Homenagem a Nelson de Souza Rodrigues

Por iniciativa de Gilmar Rotta, Câmara aplaude pesquisador por legado em defesa do meio ambiente

Da Redação
10/06/2022 às 08:19.
Atualizado em 10/06/2022 às 08:21
Gilmar Rotta entregou a moção a Márcio e Jocelyne Rodrigues (Guilherme Leite)

Gilmar Rotta entregou a moção a Márcio e Jocelyne Rodrigues (Guilherme Leite)

O engenheiro agrônomo, Nelson de Souza Rodrigues, formado pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), foi agraciado com a moção de aplausos 90/2021, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PP), pela trajetória de luta ambiental e amor pela natureza na campanha de redenção ecológica da Bacia do Piracicaba, onde colaborou para o fortalecimento de legislações estaduais e federais que norteiam o saneamento básico no Brasil.

A moção de aplausos foi recebida pelos filhos Márcio e Jocelyne Rodrigues, já que Nelson completou 101 anos, recentemente, e encontra-se acamado recuperando-se de problemas de saúde. A solenidade foi promovida na sala da presidência do Legislativo, nos minutos que antecederam a 23ª reunião ordinária, na noite da última quinta-feira (2).

Natural da capital paulista, o homenageado passou a infância às margens do Riacho do Ipiranga, palco do "grito" da Independência, pelo imperador Dom Pedro I - onde desde cedo despertou o amor pelas águas, peixes e pássaros.

O legado de luta ambiental e amor declarado pela região de Piracicaba fizeram com que aqui o pesquisador se formasse em agronomia no ano de 1948 e continuasse seus estudos e pesquisas, que ainda hoje são referenciais no tocante à preservação ambiental, a exemplo da utilização do popular aguapé, até então considerado uma praga, em projeto inicialmente realizado no Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), para estabelecer alguns padrões de depuração da água, que depois foi implantado no Ribeirão Piracicamirim, num decréscimo da poluição de cerca de 80% e chegando a atingir 95% de depuração dos efluentes do ribeirão.

Foi servidor público concursado do governo do Estado na Secretaria de Agricultura, assumindo, posteriormente, a chefia do setor de Documentação e Divulgação da Divisão de Conservação do Solo. Ao longo da carreira como agrônomo, desenvolveu trabalhos, além de Piracicaba, em Mogi Guaçu e Pirassununga.

No currículo de Nelson conta a participação assídua em movimentos sociais, a exemplo da Campanha pela Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba, lançada em 1985 e na década de 1990, onde este movimento se traduziu na criação de organismos como o PCJ (Consórcio em Defesa das Bacias do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e, projetou nacionalmente o ex-prefeito José Machado (PT), na condução da ANA (Agência Nacional de Águas).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por