Na Náutica

Homenagem ao Rio Piracicaba

Alunos das escolas do distrito de Ártemis deram vivas ao rio

Da Redação
14/04/2022 às 09:41.
Atualizado em 14/04/2022 às 09:42
Observadas pelas autoridades, as crianças exaltaram o Piracicaba (Christiano Dihel Neto/Gazeta de Piracicaba)

Observadas pelas autoridades, as crianças exaltaram o Piracicaba (Christiano Dihel Neto/Gazeta de Piracicaba)

“Não pode jogar lixo no rio, se não os peixinhos engolem e morrem", disse a menina Helena, cinco anos, durante a homenagem ao rio Piracicaba na manhã de ontem, na Náutica do Condomínio Terras de Ártemis.

Em meio às árvores, ao lado do velho Piracicaba, foi realizada a sessão solene da Câmara Municipal em comemoração ao Dia do Rio Piracicaba.

O evento, organizado pelo vereador Josef Borges, contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, Gilmar Rotta (presidente do Legislativo), secretários municipais, Sergio Razera (das Agências das Bacia PCJ -Piracicaba, Capivari, Jundiaí), representantes de outras entidades.

A maioria falou, destacando a importância do rio, mas os principais protagonistas foram os alunos da Escola Municipal Deolinda Elias Cenedese, da Escola Municipal Professor Décio Miglioranza e da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo.

Nas apresentações - exposição “Quem te viu quem te vê nós amamos você”, coral de vozes e jogral - os alunos mostraram o que aprenderam durante as atividades desenvolvidas em sala de aula, relacionadas ao rio. Eles falaram, cantaram e deram viva ao Piracicaba.

Representando os jovens do distrito de Ártemis, a integrante do grêmio estudantil da Escola José Martins de Toledo, Ana Vitória da Silva, 14 anos, leu um texto, elaborado em conjunto pelos alunos do grêmio.

“Rio que faz parte de nossas vidas, rio que leva muitas histórias, ahhh quantas histórias de meus avós, de meus pais, de meus tios, de desenhos da escolinha, de poemas e textos reflexivos sobre sua importância, de causos de referência de vida e mesmo levando tantas histórias não perde seu rumo e seus encantos”.

Ana Vitória disse ainda que o evento era mais que uma homenagem. “Representa nossas atitudes e nosso comprometimento em abraçar e acolher dia a dia com nossas ações, para sua preservação para que possamos sempre ver através de suas águas os reflexos de nossas almas”.

O encerramento da sessão solene foi ao som do violino de Luiz Fernando Dutra, que desceu a rampa e foi até o rio, onde tocou Rio de Lágrimas, numa verdadeira declaração de amor ao maior símbolo de Piracicaba.

Decreto

O Decreto Legislativo de abril de 2013, da vereadora Laurisa Maria Jorge Cortellazi, institui 15 de abril como o Dia do Rio Piracicaba. Por causa do feriado da Paixão de Cristo, a solenidade foi antecipada para ontem. Laurisa participou do evento. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por