Banho em leitos

Hospital Unimed Piracicaba adota novo sistema

A solução é composta por um sabonete líquido sem enxágue, à base de glicerina, que vem pronto

Da Redação
25/03/2023 às 08:28.
Atualizado em 25/03/2023 às 08:28
Banho Sistema foi desenvolvido nos Estados Unidos (Filipe Paes/Studio47)

Banho Sistema foi desenvolvido nos Estados Unidos (Filipe Paes/Studio47)

Investir no conforto e bem-estar do beneficiário está entre as premissas do Hospital Unimed Piracicaba, que implantou, este mês, o sistema Ecoskin Banho, que opera como ducha e facilitador na prevenção de escaras e úlceras de pacientes internados. Desenvolvido nos Estados Unidos, o equipamento é assinado pela empresa Gade Hospitalar.

“O banho é um dos momentos mais importantes durante a internação hospitalar, principalmente em situações em que o paciente está acamado. Essa rotina deve proporcionar a sensação de relaxamento e conforto para auxiliar na aceleração do processo de recuperação do indivíduo”, disse Carlos Joussef, presidente da Cooperativa, que aposta na inovação.

A solução é composta por um sabonete líquido sem enxágue, à base de glicerina, que vem pronto. “Basta acionar o botão do aparelho para aquecê-lo e escolher a temperatura. É muito prático e rápido. Pacientes que já usaram, aprovaram o sistema”, contou Jane Pereira, enfermeira e responsável técnica do HU.

Além disso, com esta nova ferramenta, hospitais que adotaram o processo no País revelam que reduzem, em média, de 26 para 7 minutos o tempo de banho completo em paciente não-crítico e de 55 para 18 minutos no caso de enfermo obeso ou com lesão em comparação com o banho sem o uso do equipamento. Reduções de consumo de produtos por paciente também foram verificadas: de 4 para 2 pares de luvas descartáveis; de 4 lençóis para 1; e de 4 litros de água para zero. “Acreditamos e apostamos, integralmente, em inovações que fomentam o desenvolvimento sustentável”, revelou Joussef.

Esses dados também foram constatados em unidades de saúde de São Paulo e do Paraná, além de países como Peru e Uruguai. “Mais do que otimizar o tempo dos técnicos de enfermagem, o aparelho é silencioso e gera economia na área de hotelaria”, explicou Erika Cadengue, responsável pelo treinamento e implantação do produto em unidades de saúde do País.

Importante destacar ainda que, com o uso desta solução, os insumos e materiais que estão disponíveis para execução da atividade garantem a padronização do processo. Outras vantagens são a manutenção da temperatura do produto e o uso individualizado dos materiais por paciente, evitando contaminação cruzada. “O sistema é prático para as equipes de enfermagem e humanizado para os pacientes que necessitam de cuidados especiais. Queremos, sempre, oferecer a melhor experiência ao beneficiário da Unimed”, finalizou Joussef.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por