História

IHGP lembra os 150 anos do Saudade

Evento será neste sábado, a partir das 8h, quando os participantes percorrerão alguns túmulos

Da Redação
02/12/2022 às 08:57.
Atualizado em 02/12/2022 às 08:57
Foto de novembro de 1922, divulgada no último dia 15, quando foi aberta a cápsula do tempo do Sud Mennucci (Reprodução)

Foto de novembro de 1922, divulgada no último dia 15, quando foi aberta a cápsula do tempo do Sud Mennucci (Reprodução)

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba lembrará os 150 anos de inauguração do Cemitério da Saudade, em Piracicaba, com uma breve solenidade neste sábado, 3, data em que o local foi constituído. O evento terá concentração no portão principal do Cemitério, às 8h.

Os participantes percorrerão por alguns túmulos, ouvindo fatos históricos narrados por Maurício Beraldo e Paulo Tot, ambos membros do IHGP e autores do livro “Somos todos iguais – Cemitério da Saudade”.

Segundo o jornalista Edson Rontani Júnior, presidente do Instituto, a intenção é lembrar que este “campo santo”, como eram denominados antigamente os cemitérios, possui sua história e sua contribuição para a cidade. Neste local, foram sepultadas personalidades como o artista plástico Almeida Júnior, o músico Erotides de Campos e muitos outros.

Segundo Paulo Tot, a comunidade alemã que se instalou em Piracicaba, em sua maioria protestante e proibida de sepultar seus mortos em terreno católico, reivindicou um local para inumar seus mortos e conseguiram em 1860 autorização para construção de um espaço com um pouco mais de 700 metros quadrados naquele que posteriormente seria o Cemitério da Saudade.

Em 1872 é decidida a construção daquele que ficou conhecido mais tarde como Cemitério da Saudade, dividindo muros com o Cemitério dos Alemães (1860) e que teve sua inauguração oficial em 2 de dezembro de 1872.

Ele lembra que o cemitério da Saudade guarda um rico acervo artístico e histórico e é um importante instrumento para se entender nossa cidade. 

A solenidade é aberta a todos. Ao final do encontro, será depositada uma coroa de flores no túmulo de Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil da República Brasileira e patrono do IHGP.

O evento é realizado pelo IHGP com apoio da Sedema, Abil/Grupo Unidas e Grupo Bom Jesus.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por