Hospital

Ilumina interrompe atendimento

A parada é provisória; coordenação da Associação garante volta em breve

Romualdo Cruz Filho
01/07/2022 às 07:17.
Atualizado em 01/07/2022 às 07:19
Atendimentos de saúde de sua unidade estão interrompidos há 20 dias (Mateus Medeiros)

Atendimentos de saúde de sua unidade estão interrompidos há 20 dias (Mateus Medeiros)

A Associação Ilumina garantiu ontem que os atendimentos de saúde de sua unidade - voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer, com o uso do modelo integrado de rastreamento ativo - estão interrompidos há 20 dias e que pretende retomar as atividades o mais breve possível. 

A justificativa é que "a instituição atravessa período de grave dificuldade financeira, ocasionada por diversos fatores, dentre os quais o longo período de isolamento social e a restrição de circulação de pessoas, em decorrência do longo período de pandemia, ao longo dos anos de 2020 e 2021, e a interrupção do convênio com a prefeitura de Piracicaba, no qual a remuneração era diretamente atrelada ao atendimento efetivamente prestado".

Esses fatores levaram à diminuição de fluxo de caixa e forçou a "redução de suas atividades, conquanto a natureza da sua atuação exige proatividade no contato direto com a população e a fim de identificar e rastrear portadores ou potenciais portadores de câncer (trabalho de rastreio e diagnóstico precoce)”. 

A entidade observa que a medida foi tomada "com a intenção de tentar preservar os profissionais, colaboradores, voluntários e a excelência dos serviços prestados à população de Piracicaba e região".

Em nota, foi explicado também que seus coordenadores estão se movimentando para superar a situação. "Neste contexto, importa destacar que a Associação Ilumina tem se movimentado no sentido de retomar o seu pleno funcionamento o mais rapidamente possível, reestruturada e com parcerias renovadas".

Prefeitura

A Secretaria de Saúde (SMS) informou que, em 2021, foi repassado o valor de R$ 1,3 milhões referente a emendas parlamentares; em 2022, o valor repassado foi de R$ 344 mil, e que, no momento, não há nenhum outro recurso oriundo de emenda parlamentar a ser repassado à Policlínica Ilumina.

“Desde meados de 2021, a SMS solicitou por várias vezes que o Ilumina fizesse a abertura de agenda para atender a demanda de exames e procedimentos que estavam previstos no plano de trabalho apresentado pela entidade, porém, não obteve resposta. Deste modo, a SMS foi obrigada a contratar emergencialmente outras empresas para que os pacientes não fossem prejudicados”.

A pasta ressaltou ainda que nenhum paciente deixou de ser atendido pela rede pública. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por