INTERNACIONAL

Índia confina Nova Délhi e anuncia vacinação para todos os adultos

As autoridades indianas iniciarão a vacinação contra a covid-19 para todos os adultos a partir de 1º de maio para tentar conter um grande aumento dos casos de covid-19, que provocou um novo confinamento de uma semana na capital Nova Délhi a partir desta segunda-feira (19)

AFP
19/04/2021 às 15:11.
Atualizado em 22/03/2022 às 00:22

As autoridades indianas iniciarão a vacinação contra a covid-19 para todos os adultos a partir de 1º de maio para tentar conter um grande aumento dos casos de covid-19, que provocou um novo confinamento de uma semana na capital Nova Délhi a partir desta segunda-feira (19).

O país, de 1,3 bilhão de habitantes, registrou o recorde 273.810 contágios nesta segunda-feira - quinto dia consecutivo com mais de 200.000 casos. Já são mais de 15 milhões de casos desde o início da pandemia.

Sua ambição de vacinar toda a população é impedida pela falta de doses. Até sábado, aplicou apenas 117 milhões.

Para responder às grandes necessidades, a Índia - que possui a maior fábrica de vacinas do mundo, o Serum Institute - interrompeu as autorizações de exportação.

A Índia, que deu sua autorização emergencial na semana passada para a vacina russa Sputnik V depois de aprovar a Covishield da Oxford/AstraZeneca e a Covaxin da empresa local Bharat Biotech, anunciou também que vai acelerar o processo de aprovação de vacinas produzidas fora do território indiano.

Nesta segunda-feira, o ministério da Saúde anunciou que "durante uma reunião presidida pelo primeiro-ministro Narendra Modi foi tomada a importante decisão de permitir que todas as pessoas maiores de 18 anos se vacinem a partir de 1º de maio".

Em Nova Délhi - a cidade mais afetada pela doença na Índia - foram registrados 25.500 novos casos no domingo, com quase um terço dos testes com resultados positivos para covid-19.

"Se não impormos um confinamento agora, teremos um desastre maior. A partir desta noite teremos um confinamento até a próxima segunda-feira", afirmou o ministro chefe de Nova Délhi, Arvind Kejriwal.

"O sistema de saúde de Nova Délhi está à beira do colapso. A situação da covid-19 é bastante crítica", disse Kejriwal.

O governante anunciou que o comércio permanecerá fechado na cidade e os deslocamentos serão autorizados apenas para os serviços considerados essenciais.

Após o anúncio, longas filas foram formadas nas lojas de bebidas de Nova Délhi, cenas que recordam os dias prévios ao confinamento nacional do ano passado.

Kejriwal fez um apelo para que os trabalhadores migrantes não abandonem Nova Délhi.

As restrições do ano passado deixaram sem trabalho milhões de pessoas, que seguiram para as estradas, muitas vezes a pé, para retornar a suas cidades. Algumas morreram no caminho

Medidas similares já foram adotadas em outras regiões do país, em particular nos estados de Maharashtra (oeste), onde fica a capital financeira Mumbai, e Tamil Nadu (sul).

O governo afirmou que vai atender os pedidos apresentados por vários estados de mais oxigênio e medicamentos.

Nos últimos sete dias, a Índia registrou mais de 1,4 milhão de casos, ou seja, 64% a mais que na semana anterior.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por